Topo

'Mesmo não sendo sua posição de origem, Gilberto deve atuar na lateral-esquerda'

01/02/2017 18h35

Gilberto pode ser anunciado pelo Vasco ainda esta semana. Nesta quinta-feira, o lateral-direito vai realizar exames e seu empréstimo será até 31 de dezembro de 2017. Pela transferência, o Vasco não terá que pagar nada além dos salários do atleta.

Aos 23 anos, o jogador volta ao Brasil por empréstimo do Fiorentina (ITA), clube em que atua desde 2015. Gilberto se tornou profissional no Botafogo, em 2011, e seguiu no clube por mais quatro anos, passando uma temporada emprestado ao Internacional, onde conquistou o Campeonato Gaúcho de 2014.

No Fiorentina desde 2015, o lateral-direto já passou por clubes como Hellas Verona e Lattina, ambos da Itália, por empréstimo. De volta ao futebol carioca, Gilberto vai reencontrar Marcelo Mattos e Andrezinho, parceiros de Botafogo.

Acácio, ex-goleiro do Vasco, campeão brasileiro de 1989, acredita que Gilberto deve ser utilizado na lateral-esquerda, como foi testado nos clubes que atuou por empréstimo, já que a lateral-direta do time não necessita de reforços.

- O Vasco não precisa de lateral-direito. O time precisa de lateral-esquerdo com uma certa rodagem, porque são dois garotos que estão na posição: Henrique e o Alan Cardoso, que vieram da base. O Gilberto joga nas duas laterais, podendo jogar como lateral-direito e esquerdo. Ainda há o mito de que para ser um bom lateral-esquerdo, o jogador precisa ser canhoto. Os melhores laterais-esquerdos, de 1980 pra cá, são destros, como Mazinho e Júnior, do Flamengo, por exemplo. Ele tem que fazer alguma coisa com a perna esquerda, mas não necessariamente precisa ser canhoto. Eu acredito que Gilberto foi contratado para atuar na lateral-esquerda, apesar de não ser sua posição de origem.

O ex-goleiro menciona posições que precisam de novos atletas para que o rendimento do time aumente.

- O vasco precisa de volante. Só tem o Marcelo Mattos como primeiro volante, que está recuperando a forma após lesão. Julio dos Santos está sendo adaptado à posição, mas é lento, não é grande marcador. Com a carência na posição, o time fica vulnerável e acontece o que aconteceu nas partidas contra o Fluminense e Corinthians. O Andrezinho também foi adaptado à volante, mas é meia. O elenco precisa de outro centroavante e precisa de atacante de lado de campo.

Acácio ainda comenta sobre jogadores que não estão evoluindo com o time.

- Tem alguns jogadores do Vasco que já passaram da validade e não servem mais para o time, porque não rendem. Talvez rendam em outro clube, mas não no Vasco. O elenco precisa de atletas com experiência na lateral-esquerda, daquele atacante forte de área, porque hoje só tem o Thalles.

Para o jornalista João Carlos Assumpção, Gilberto foi uma boa contratação dentro das restrições orçamentárias atuais do Vasco, porém outros setores seguem carentes de jogadores.

- Gilberto será muito bem-vindo, pode fortalecer a equipe e o elenco vascaíno, que precisa de mais qualidade e mais opções. E dentro das restrições orçamentárias do clube. Mas só a chegada de Gilberto não resolve. A zaga tem problemas, o meio-campo precisa de pelo menos mais um armador e acho que a vinda de um atacante de mais porte também viria a calhar. O Vasco disputa a Série A esse ano. Não pode ir com time de Série B.