Topo

Presidente da Chape valoriza palestra de Xavi com sub-17 no Qatar e acena com projetos para a base

02/02/2017 13h59

A caminhada da Chapecoense para se reerguer no futebol contou com uma parada em Doha. Após a equipe sub-17 ter disputado da Copa Al Kass (a convite da Associação de Futebol do Qatar), o mandatário Plínio de Nês Filho não escondeu que a competição é um passo na busca por qualificar as categorias de base do clube:

- Sem dúvida, participar da competição foi muito importante para a garotada. Lá é onde se reúnem as principais equipes do mundo, e tanto jogadores da nossa equipe sub-17 quanto a comissão técnica poderão voltar para cá com uma experiência muito grande - afirmou, ao LANCE!.

Na passagem por Doha (para onde a delegação viajou com todas as despesas pagas), a Chape perdeu por 2 a 1 para o Raja Casablanca e por 1 a 0 para o Bayern de Munique, e encerrou sua participação goleando por 3 a 0 o Syrian Dreams. Porém, além de entrarem em campo, os atletas da equipe sub-17 tiveram uma visita ilustre: o meia Xavi deu uma palestra aos jovens.

- O Xavi passou tudo aquilo que viveu como profissional para os meninos. Passou como é ter foco para ser um atleta de ponta, e autografou ainda 26 bolas, uma para cada jogador.

No entanto, o desejo de desenvolvimento das categorias de base da Chapecoense vai muito além dos gramados. Plínio de Nês Filho admitiu que teve conversas no Qatar sobre uma forma de fazer da viagem um primeiro passo para a evolução do clube catarinense:

- Evidentemente, a gente conversou sobre um futuro, queremos algumas coisas de permuta, mas com projetos bem feitos. Temos de mostrar a eles projetos que possamos viabilizar no decorrer dos anos.

O dirigente apontou a estruturação como crucial para o progresso da Chape:

- Vamos investir muito na base. Queremos dar um bom CT para estes atletas da sub-17 e da sub-20, adequado, moderno, é um dos nossos objetivos para o futuro. Mas são coisas que ainda estamos trabalhando.