Relembre atuações do Botafogo em torneios sul-americanos nos últimos 10 anos

Na partida desta quarta-feira contra o Colo-Colo, pela estreia do Botafogo na Libertadores da América de 2017, o time alvinegro levou a melhor e venceu por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos. Com algumas dificuldades, o time bateu o clube chileno com o apoio da torcida, que fez grande festa, e vai à casa do adversário na próxima semana em jogo de volta do torneio buscando de um empate.

A estreia com vitória trouxe memórias sobre os torneios sul-americanos disputados pelo Botafogo nos últimos 10 anos. Desde 2007, o Alvinegro participou de 7 torneios, contando com a Libertadores deste ano.

Em 2007, o Botafogo disputou a Copa Sul-Americana, após ter ficado em 12º lugar no Campeonato Brasileiro de 2006. O time que começou o torneio vencendo o Corinthians na fase BR, totalizando um placar de 5 a 2, deixou a competição nas oitavas de final, quando foi batido pelo River Plate (ARG) com o placar final de 4 a 3.

2008 o Alvinegro voltou à Sul-Americana após terminar o Brasileirão de 2007 em 9º lugar. No torneio internacional, o Botafogo bateu o América de Cali (COL) nas oitavas (3 a 2) e chegou às quartas de final, mas deixou a competição após perder por 4 a 0 para o Estudiantes (ARG).

Em 2009, participou da Sul-americana. Venceu o Atlético-PR na primeira fase, por 3 a 2. Passou para as oitavas, batendo o Emelec também por 3 a 2. Mas foi eliminado nas quartas pelo Cerro Porteño, por 5 a 2. No mesmo ano, o Botafogo ficou em 15º no Campeonato Brasileiro, não conquistando vaga em torneios internacionais.

Já em 2010, o time carioca ficou em 6º lugar no Brasileirão e garantiu vaga para a Sul-Americana de 2011. O Botafogo estreiou na segunda fase com vitória de 3 a 1 em cima do Atlético-MG, chegando às oitavas de final. Mas perdeu para o Santa Fé (COL), por 5 a 2 e deixou o torneio.

Em 2011, o Alvinegro terminou o BR em 9º lugar, foi à Sul-Americana mais uma vez e acabou sendo eliminado pelo Palmeiras na segunda fase, antes de chegas às oitavas de final. Na partida de volta, o Botafogo venceu por 3 a 1, no Nilton Santos, mas o Palmeiras garantiu a vaga por ter vencido por 2 a 0 o primeiro jogo, também na casa do Botafogo. Gol marcado fora de casa é o critério de desempate. Dessa forma, Palmeiras conquistou a vaga nas oitavas da sul-americana de 2012.

Em 2012, o Botafogo conseguiu terminar o campeonato brasileiro 7º lugar. Foi à Copa do Brasil em 2013 e acabou eliminado pelo Flamengo nas quartas de final, por 5 a 1. Os times eliminados da Copa do Brasil só conseguiriam entrar na sul-americana se fossem eliminados até as oitavas.

O Campeonato Brasileiro de 2013 foi um dos mais suados para o Botafogo. O time fez campanha digna de se tornar campeão, mas capengou no final e quase não garantiu a vaga para a Libertadores de 2014. Foi um ano de muita cobrança da torcida, que passou a levar aos jogos faixas com a mensagem 'Libertadores é obrigação'. Ao final, o Botafogo conseguiu ficar em 4º lugar no Brasileirão.

Após 18 anos sem participar de uma Libertadores, o Botafogo perdeu na estreia, por 1 a 0, para o Deportivo Quito (EQU). De volta ao Brasil, e com a mensagem de 'O gigante voltou' vinda da torcida, o time venceu por 4 a 0, com três gols de Wallyson e um de Henrique Almeida, eliminando o equatoriano. Aos trancos e barrancos, o Botafogo chegou até a 6ª rodada das disputas do grupo 2, mas deixou a competição após perder para o San Lorenzo (ARG) por 3 a 0.

Com a eliminação, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o Botafogo. Em 2014, o clube ficou em 19º lugar no Campeonato Brasileiro e caiu para a segunda divisão. No ano seguinte, foi campeão da Série B e voltou mal para o torneio de equipes da elite do futebol brasileiro.

Tudo mudou! O Botafogo se recuperou de forma admirável após Jair Ventura assumir o comando do time. De maneira triunfal, o técnico conseguiu tirar o clube da lama do rebaixamento e conquistar a 5ª colocação, que rendeu vaga na Libertadores de 2017.

Ontem, em sua estreia pela competição, o Alvinegro foi recebido com estádio de cara nova e muita festa da torcida, garantindo vitória em cima do Colo-Colo (CHI) por 2 a 1. A partida não foi fácil, mas o time vai ao Chile na próxima quarta, lutar por um empate ou uma vitória para passar para a terceira fase.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos