Versátil e sem polêmica, Marciel quer deslanchar no Corinthians em 2017

  • Julia Chequer/Folhapress

Marciel foi um dos jogadores que melhor aproveitou os amistosos de preparação do Corinthians para o Campeonato Paulista. Aos 21 anos, em sua terceira temporada como profissional, o camisa 22 recebeu oportunidades nas partidas contra Vasco, São Paulo e Ferroviária, mas sempre jogando como lateral esquerdo, e não como volante, sua posição original. E daí?

Em entrevista ao LANCE!, o jogador que é uma das maiores promessas das categorias de base do Corinthians nos últimos anos conta que já teve experiências anteriores como lateral, mas deseja mesmo ganhar espaço no meio-campo, concorrendo até com os recém-contratados Gabriel, Paulo Roberto e Fellipe Bastos. Com o sonho de estar entre os 28 nomes de Fabio Carille e disputar o primeiro Campeonato Paulista da carreira, Marciel planeja deslanchar pelo Corinthians em 2017.

"Se Deus quiser. Estou treinando, estou focado neste ano. Vamos ver. Se as oportunidades aparecerem sei que vou dar conta", disse.

Marciel tem atuado como reserva de Moisés após a venda de Uendel ao Internacional e a convocação de Guilherme Arana para o Sul-americano sub-20. Enquanto as oportunidades em jogos oficiais não aparecem, ele tenta deixar para trás "coisas que falam" sobre ele. Balada? Mau comportamento extra-campo? Má forma física? Raiva de Vilson por causa do soco no ano passado? Indisposição com Tite? Mágoa por ter sido emprestado ao Cruzeiro? Com a palavra, o volante de 11 jogos e um gol marcado pelo Corinthians.

"Até eu fico no Twitter procurando, vejo o pessoal me elogiando e outros falando mal, dizendo que eu sou muito de balada. Mas isso aí eu nego, isso aí é mentira (risos). Eu estou focado, estou treinando meu máximo e espero ter uma oportunidade no Paulistão", disse.

CONFIRA A ENTREVISTA EXCLUSIVA DE MARCIEL AO LANCE!

Você está treinando de lateral esquerdo na pré-temporada. Isso é novo para você?
Não, eu joguei no Grêmio quatro anos como lateral. Poucos sabem, mas era minha posição. E agora aqui no Corinthians o professor resolveu me colocar também. Acho que é uma boa, melhor para mim ter duas posições. E se ele precisar eu estou aí.

Em que categorias você jogou como lateral?
Do sub-10 ao sub-14 do Grêmio. E depois fui para o meio, no próprio Grêmio. Depois passei pelo meio no Roma-ITA e fiquei. Só agora que estou começando a ser usado de lateral de novo.

E acha que está conseguindo aproveitar as oportunidades como lateral?
Estou trabalhando forte, né? Se caso ele precisar vou estar preparado para os jogos e os treinos e vou dar conta do recado, se Deus quiser.

O que o Fabio Carille disse para você durante esse processo?
O professor só falou para eu não sair muito da posição. Disse que o resto eu dou conta do recado e resolvo sozinho.

O Arana volta na metade de fevereiro e só tem o Moisés no elenco. Acha que você pode se firmar como lateral?
Eu gosto mais de jogar de volante, mas agora estou começando a gostar de jogar de lateral também. Se ele precisar vou estar à disposição.

Tem só 28 vagas para o Paulistão em 2017. Acha que sua versatilidade pode ajudar?
Acho que sim. Porque é uma posição a mais, né? Pode ser um elemento a mais.

Está animado em jogar o Paulistão?
Estou bastante. Nunca joguei um Paulistão. Estou aqui no Corinthians há três anos e nunca tive essa chance. Espero que esse ano eu esteja nos planos.

O Osmar Loss foi integrado à comissão técnica do profissional. Isso te anima, como revelação da base?
O Osmar me ensinou bastante quando eu estava nas categorias de base. Se ele subir mesmo vai ser uma boa, vai ser uma inspiração a mais. Porque quando eu estava na categoria de base ele me motivava muito. Ele subindo vai ser ótimo para a molecada.

O Corinthians contratou três jogadores da sua posição para 2017. Como vê isso?
É a posição que eu gosto. Como eu disse, posso jogar de lateral também se ele precisar. Mas o Corinthians trouxe três bons jogadores e eu vou estar brigando com eles pela titularidade também.

Sempre se fala muito de você, mas poucos te deram voz nesse período todo de empréstimo e falta de chances. Você acha que se deslumbrou em algum momento da carreira?
Não, em momento algum. Até eu fico no Twitter procurando, vejo o pessoal me elogiando e outros falando mal, dizendo que eu sou muito de balada. Mas isso aí eu nego, isso aí é mentira. Eu estou focado, estou treinando meu máximo e espero ter uma oportunidade no Paulistão.

Como encarou empréstimo ao Cruzeiro no ano passado?
Eu tive que encarar, né? Da maneira correta, treinando. Fui bem recebido lá e quando voltei me receberam bem de novo. Então agora é trabalhar.

Ficou uma mágoa com o Tite por não ter te utilizado?
Não, não. Com o Tite não ficou nenhuma mágoa. Esse empréstimo acredito que foi para eu crescer, não para me prejudicar. O tempo que fiquei lá aprendi bastante, espero que nesse ano eu consiga ter mais oportunidades e fazer bons jogos.

Como avalia sua experiência no Cruzeiro ano passado?
Muito boa, tive bons treinadores lá, os companheiros me ensinaram bastante, me ajudaram. Foi um período bom na minha carreira.

Você acha que voltou melhor, igual ou pior ao Corinthians?
Voltei mais focado. O tempo em que estive lá fui ensinado por jogadores mais experientes, eles fizeram minha cabeça, fizeram eu ficar mais focado nos treinamentos e nos jogos. Então acho que voltei melhor.

Você não chegou a falar daquele lance com o Vilson logo que você voltou ao Corinthians... Sem chateação?
Ele estava de cabeça quente, é coisa do treino. Mas ele é meu parceiro, meu amigão e vamos estar junto o ano todo se Deus quiser.

Você foi bastante elogiado durante a Florida Cup. Acha que aproveitou sua chance?
Não joguei na minha posição, mas acho que fiz bem a lateral. Pênalti todo mundo erra, é coisa do jogo, loteria. Mas acho que fiz bons jogos e deixei um mosquitinho na cabeça do treinador.

Para encerrar, 2017 é o ano que o Marciel deslancha?
Se Deus quiser. Estou treinando, estou focado neste ano. Vamos ver. Se as oportunidades aparecerem sei que vou dar conta.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos