Topo

Barcelona vence o Athletic Bilbao e encosta no Real Madrid no Espanhol

04/02/2017 15h07

O Barcelona não teve muito trabalho para bater o Athletic Bilbao por 3 a 0, neste sábado, no Camp Nou, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol. Mesmo com alguns jogadores poupados, o time atuou com tranquilidade e construiu o placar praticamente no primeiro tempo, quando Alcácer e Messi marcaram. Na etapa final, Aleix Vidal completou. O gol do lateral foi o 100º na temporada dos Blaugranas.

O resultado mantém o Barcelona em segundo no Campeonato Espanhol, agora com 45 pontos. O líder é o Real Madrid, com 46 e dois jogos a menos. O Athletic perde uma posição e cai para oitavo, com 32.

Luis Enrique não pôde contar com Iniesta e Busquets, que ainda se recuperam de lesão. O treinador poupou ainda os laterais Sergi Roberto e Alba, o meia Rakitic e o atacante Luis Suárez.

O Athletic começou em cima do Barcelona, ignorando o fato de jogar no Camp Nou. Logo com dois minutos, mandou uma na trave com Raúl Garcia. Williams também perdeu boa chance de cabeça. Mas o time catalão é mortal. Aos 17, Neymar fez boa jogada pela esquerda e cruzou nos pés de Alcácer, que bateu de primeira para abrir o placar.

O jogo ficou aberto, mas sem muitas chances de gol. Os dois times erravam muito o último passe. E o segundo gol do Barcelona saiu de um lance de genialidade de Messi. Enquanto todos esperavam um cruzamento para a área, o argentino cobrou falta do lado de campo direto para o gol, enganando Iraizoz. Foi o 16º do craque, igualando-se a Suárez na artilharia do Espanhol.

No segundo tempo, Luis Enrique teve que mexer no time. Rafinha, sangrando muito após um corte no supercílio, deixou o campo. Rakitic foi a campo. Messi foi poupado e recebeu os aplausos da torcida. Sem o camisa 10, o Barcelona esperou o Athletic em seu campo, para sair no contra-ataque. E a equipe encaixou um perfeito, que Aleix Vidal aproveitou para chutar no canto e fazer o terceiro. Foi o 100º gol da equipe na temporada.

A partida ficou morna, com pouca movimentação e lances de perigo. Quem mais ameaçava era Neymar, que buscava a todo momento o jogo e partia para cima dos rivais em busca do seu gol, para comemorar em grande estilo o seu aniversário, comemorado neste domingo.