Topo

Primeira Liga em baixa? Abel detona: "Torneio que não conseguimos entender"

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

09/02/2017 07h00

Pivô de discussão, intriga e esforço por parte de certos clubes para sua criação, a Primeira Liga vive um momento de baixa. Ainda sem fazer parte do calendário oficial do futebol brasileiro, organizado pela CBF, o torneio, em sua segunda edição em 2017, está tornando-se uma problema para os clubes envolvidos. Abel Braga, técnico do Fluminense, não poupou críticas.

"É uma competição que a gente não consegue entender. Se fala tanto em calendário no Brasil e temos essa liga independente. Começou com 12 clubes (em 2016), agora são 16. Antes era Sul-Minas, agora tem time do Nordeste. Não dá para entender", comentou Abel após o jogo no Beira-Rio.

O Fluminense - ao lado de Flamengo, Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG - foi um dos clubes que mais lutou pela criação da Primeira Liga. Em sua primeira edição, sob o comando de Levir Culpi, o Tricolor das Laranjeiras conquistou o título contra o Atlético-PR: 1 a 0, em Juiz de Fora, com gol de Marcos Junior.

A preocupação de Abel Braga é quanto à maratona de jogos. O Tricolor tem pela frente jogos do Estadual, Primeira Liga, Copa do Brasil, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 2017. As diversas viagens são uma dor de cabeça para o experiente treinador, que também ressaltou o fato de outros clubes, como o Grêmio, também estarem colocando reservas nas partidas da Liga.

"Conversei com os dirigentes no vestiário. Falamos de logística. Domingo tem Carioca, depois Copa do Brasil no Nordeste. Depois tem uma data que a gente não sabe se terá Primeira Liga. E já pensamos em Sul-Americana. Vim aqui (Porto Alegre) com 8 jogadores que tinha de observar. Perdemos uma semana de treino. Nunca se teve tão pouco tempo", comentou o treinador.

Para avançar às quartas de final da Primeira Liga, o Fluminense precisa de um vitória simples sobre o Brasil-RS, em Pelotas, no dia 1º de março. Com seis pontos, o Colorado lidera o Grupo A. Abel quer a classificação do Flu.

"Queremos ser primeiro em todas, mas tem de cuidar. Temos jogo com Brasil, de Pelotas, em casa, e, se ganharmos, estamos classificados", disse.