Reservas contra o Flamengo? Há 20 anos, uma vitória histórica alvinegra

Passada a euforia pela histórica classificação no que pode ser considerada a "Batalha de Santiago", o Botafogo tem pela frente um dilema: com o pouco tempo de recuperação até a estreia na próxima fase da Copa Libertadores, a comissão técnica alvinegra ainda definirá se o time vai completo ou não no clássico deste domingo, contra o Flamengo, no Nilton Santos, pelo Carioca. E, 20 anos atrás, foram os reservas alvinegros que fizeram história diante do rival.

Em março de 1997, os suplentes alvinegros venceram o clássico contra o rival rubro-negro por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Renato. O jogo era válido pela Taça Guanabara, competição que o Glorioso acabou sendo campeão. Naquela partida, todos os atletas titulares alvinegros foram poupados do confronto.

Nem mesmo o técnico Joel Santana esteve na beira do campo, com seu auxiliar, Valinho, assumindo a função. Isso tudo diante de um rival que precisava de um empate para se classificar e contava com Sávio e Romário em seu ataque.

Se as semelhanças com a situação que pode ser vivida pelo time atual são grandes, o Glorioso ainda mantém certa cautela quanto a utilizar o que tem de melhor em campo neste clássico. Uma derrota terminaria com as chances de classificação para as finais da Taça Guanabara. Contudo, o foco de todos dentro do clube está na próxima eliminatória da competição internacional.

- Tem que esperar, é muito cedo. Força máxima é ir com quem estiver melhor fisicamente. Ainda estamos na briga pelo Carioca, então vamos estudar agora com o departamento médico, fisiologia, e ver quem se encontra em melhor condição física para iniciar a partida - analisou Jair Ventura, ainda no Chile.

Desta forma, quem foi titular diante do Colo-Colo não deve estar em campo no clássico. É a chance dos reservas e também de quem não iniciou a partida, como Roger, que acabou tendo papel importante no gol alvinegro no jogo.

- O foco é a Libertadores, sendo que o jogo é quarta-feira. Precisamos poupar. Mas, no meu caso, eu preciso estar jogando, para ter a melhor forma física. E nada melhor que um clássico para pegar isso - analisa o centroavante.

Quem entrar em campo diante do Flamengo terá no que se inspirar. Em 1997, o triunfo sobre o rival ajudou a empurrar a equipe para a sequência que deu o título da Taça Guanabara e, posteriormente, do Carioca. Agora, 20 anos depois, uma nova vitória dos reservas alvinegros pode ser o ingrediente que falta para que o Botafogo engrene de vez e entre forte na disputa pelo Estadual.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 Flamengo

Gol: Renato Carioca, aos 25' do 1° tempo

Competição: Campeonato Carioca (Taça Guanabara)

Data: 26 / 03 / 1997

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro

Árbitro: Ubiraci Damásio de Oliveira

Público: 17.024 pagantes

BOTAFOGO: Alex Guimarães, Bruno Carvalho (Arcelino), Grotto, Marcelo Augusto e Alexandre Seixas; Alemão, França, Renato Carioca e Zé Carlos (Sidicley); Róbson (Clayton) e Serginho. Técnico: Valinhos (interino).

FLAMENGO: Fábio Noronha, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano e Athirson (Leonardo Inácio); Mancuso, Bruno Quadros, Lúcio (Maurinho) e Iranildo (Marcos Aurélio); Sávio e Romário. Técnico: Júnior.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos