Topo

Palmeiras tem eleição ao Conselho com donos da Crefisa de candidatos

11/02/2017 09h05

Ocorre durante este sábado a eleição para o Conselho Deliberativo (CD) do Palmeiras. Das 10h às 19h, os associados escolherão 76 novos conselheiros, além de 15 suplentes para os próximos quatro anos. O casal Leila Pereira e José Roberto Lamacchia, donos das patrocinadoras Crefisa e FAM, são os principais concorrentes no pleito no clube.

Os dois estão inscritos na chapa "Palmeiras Forte", liderada pelo ex-presidente Mustafá Contursi. A expectativa para esta eleição é de que 25 votos sejam necessários para eleger um candidato, mas a dona da Crefisa deve receber mais de uma centena. Ela tem feito campanha e inclusive conta com um comitê para sua candidatura em frente à sede social.

O alto número de votos para Leila é importante para a chapa, pois o sistema da eleição para o CD é proporcional: quanto mais votos uma chapa receber, mais cadeiras conseguirá ocupar. O pleito, contudo, ainda terá de ser aprovado, pois já há pedidos de impugnação justamente graças à candidatura da patrocinadora.

Conselheiros ligados a Paulo Nobre tentam dar sequência ao último ato do ex-presidente no Palmeiras. Antes de deixar o cargo, ele tentou impugnar a candidatura de Leila, alegando que ela não era, como diz, sócia desde 1996 e por isso não teria condição legal de concorrer. Mustafá, ainda muito influente nos bastidores do Verdão, pediu para que Maurício Galiotte reavaliasse o caso, pois explica ter dado a ela o título de sócia-benemérita há 20 anos. A decisão, assim vai para o Conselho.

Aqueles que já faziam parte do CD vão votar para definir se a eleição será válida. Como Mustafá tem a maioria no conselho, deve conseguir isto com facilidade. O problema é que a discussão pode seguir para a Justiça comum.

Após a resolução desta pendência, serão escolhidos os novos presidente e vice do Conselho Deliberativo. Seraphim Del Grande, figura com longa história na política do clube, é o principal candidato à presidência, substituindo Antônio Augusto Pompeu de Toledo.