Topo

Brasil fora do Mundial Sub-20 tem impacto financeiro e técnico no Flu

12/02/2017 08h00

Após uma participação decepcionante no Sul-Americano Sub-20, a Seleção Brasileira não disputará o Mundial da categoria em 2017, a ser disputado na Coreia do Sul, entre 20 de maio e 11 de junho. A não ida do Brasil à Copa do Mundo pode causar diferentes impactos no Fluminense nesta temporada.

Por um lado, o técnico Abel Braga não perderá dois importantes jogadores para a Seleção: Richarlison e Douglas. Os dois eram nomes certos na lista de Rogério Micale se o Brasil fosse disputar o Mundial Sub-20. O atacante, com dois gols, foi um dos destaques no Sul-Americano. O volante, que costuma ser o capitão, acabou cortado durante a preparação por conta de uma lesão no púbis.

Douglas, que completou 20 anos no dia 13 de janeiro, é titular no Fluminense desde a última temporada. Neste início de trabalho, o camisa 8 tem atuado na linha de quatro meio-campistas, com liberdade para chegar à área adversária.

Richarlison, por sua vez, ainda não teve nenhum contato com o técnico. No entanto, é visto como uma joia tanto por Abel quanto pelos dirigentes que comandam o departamento de futebol. Em janeiro, o clube recusou uma proposta de R$ 30 milhões do Ajax, da Holanda, pelo jovem jogador.

Questionado sobre como pretende usar Richarlison, Abel Braga afirmou que prefere esperar para ver o rendimento do atacante nos treinos do Fluminense.

- Espera ele chegar aqui para eu pensar nisso. Tenho que ver como encaixá-lo - afirmou o treinador em recente entrevista coletiva.

Se o Fluminense não terá a perda técnica por conta dos desfalques, o prejuízo pode ser financeiro. O clube tem no planejamento a venda de um jogador na próxima janela de transferência internacional e as competições da categoria, em especial o Mundial, são grandes vitrines para o mercado europeu.

O exemplo mais recente é o de David Neres. O atacante do São Paulo, titular na Seleção Brasileira de Rogério Micale, foi vendido durante o Torneio Sul-Americano ao Ajax por 15 milhões de euros (cerca de R$ 50,7 milhões).