Topo

No aniversário de primeiro gol, Ceni relembra última vitória na Vila

15/02/2017 16h24

Este dia 15 de fevereiro de 2017 é uma data especial para Rogério Ceni. Seu primeiro gol na carreira como goleiro completa 20 anos. E quis o destino que o feito completasse aniversário num dia em que o ídolo do São Paulo encara um grande desafio agora como treinador: encarar o Santos na Vila Belmiro, onde o Tricolor não vence desde 2009.

A última vitória no palco da partida desta quarta foi pelo Campeonato Brasileiro, triunfo por 4 a 3, com um gol de falta de Rogério. De lá para cá, foram 11 confrontos, com sete vitórias do Santos e quatro empates. Ceni não pode mais fazer gols, mas espera ajudar o time a quebrar o tabu.

- A vitória por 4 a 3 mostrou bem isso, que não é fácil bater o time deles. Depois do gol, soubemos segurar o resultado e conquistamos a vitória. O Santos tem um aproveitamento altíssimo jogando na Vila Belmiro, e sempre foi complicado enfrentá-los lá. Agora não posso mais tentar marcar um gol de falta (risos), mas posso colaborar com a formação do time e tentar fazer com que este início de 2017 seja diferente - declarou o técnico, em entrevista ao site oficial do clube.

O PRIMEIRO A GENTE NUNCA ESQUECE

O São Paulo vai precisar de gols e os jogadores pode se inspirar em seu chefe para fazê-los. Há 20 anos, Rogério marcava, diante do União São João de Araras, o primeiro de seus 131 gols na carreira como goleiro, encerrada no fim de 2015. Foi de falta, como outros 61, além de 69 de pênalti.

O primeiro saiu às 16h44 da tarde de 15 de fevereiro de 1997, após o meia Adriano sofrer falta do volante Ricardo Lima, do União. Era o primeiro ano de Rogério como titular do gol de São Paulo e o jovem não se inibiu: foi para a cobrança e abriu o placar do jogo. Aquela foi sua quinta tentativa em cobrança de falta em jogos oficiais, como relembrou o Tricolor em seu site oficial. Antes, ele já tinha tentado contra o Fluminense, no Morumbi, Flamengo, no Maracanã, e depois no Morumbi, e contra a Portuguesa Santista, no Ulrico Mursa.

A partir daquela tarde de 15 de fevereiro, ceni não parou mais. Foram 130 gols, sendo em finais, semifinais, contra rival... O último foi marcado no dia 26 de agosto de 2015, na vitória de 3 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, em Fortaleza, pela Copa do Brasil. Foi em uma cobrança de pênalti.

Haja inspiração para o clássico na Vila Belmiro...