Topo

Cobiçado pelo Barça, Mina volta ao Palmeiras em "aquecimento" para clássico

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

19/02/2017 08h00

Sem Edu Dracena, poupado após jogar todas as partidas do ano, Mina fará sua estreia em 2017. O zagueiro colombiano deve ser titular ao lado de Vitor Hugo neste domingo, às 17h, contra o Linense, em Araraquara (SP). Além de ter de manter a defesa menos vazada do Campeonato Paulista (um gol sofrido em três jogos), o camisa 26 começará o aquecimento para o Dérbi, de quarta, um jogo que lhe traz boas memórias.

Em suas 15 partidas pelo Verdão, Mina fez quatro clássicos e três gols, um em cada rival - contra o Alvinegro, em Itaquera, palco do próximo duelo. Destaque da também defesa menos vazada do último Brasileiro, o zagueiro já está na mira do Barcelona. Ao contratá-lo, o diretor de futebol Alexandre Mattos deu ao clube catalão a preferência de compra no futuro.

Os espanhóis já estão interessados no palmeirense, tanto que o dirigente, acompanhado do presidente Maurício Galiotte, foi à França conversar com a cúpula do Barça. A intenção é fazer com que o zagueiro fique, pelo menos, até o fim de 2017 na Academia de Futebol. Embora o jogador tenha recebido um aumento neste mês e o contrato seja válido até 2021, o Palmeiras sabe que deve conseguir mantê-lo, no máximo, até a Copa do Mundo de 2018.

A imprensa espanhola dá como certa a chegada do colombiano na temporada que vem. O Barcelona tem a preferência de compra do jogador de 22 anos por 10 milhões de euros (R$ 34 milhões), mas ainda não fez uma proposta ao Verdão. O atual campeão brasileiro quer manter a espinha dorsal para a Libertadores deste ano.

A estreia no campeonato continental acontecerá no dia 8 de março. Até lá, o Palmeiras terá tempo para se entrosar com Eduardo Baptista. Na quinta, a vitória sobre o São Bernardo veio sob o som das cornetas no Allianz Parque. O duelo desta tarde terá importância para acalmar o torcedor mais impaciente antes de enfrentar o maior rival. A Mina, servirá para dar ritmo ao zagueiro, que teve uma programação de treinos diferente nesta pré-temporada, com mais ênfase na parte física. E, quem sabe, para já vê-lo comemorar um gol com a sua dança característica.

Ajuda para ambientar Borja

Mina e Borja têm mostrado que são bem próximos nos primeiros dias do atacante na Academia de Futebol. Além do contato durante os treinos, o zagueiro já saiu com o reforço, inclusive com direito a uma divertida transmissão ao vivo no Instagram.

Os dois são companheiros de seleção colombiana, e o defensor teve papel importante na negociação, para convencer o atacante a trocar o Atlético Nacional (COL) pelo Verdão. Guerra, parceiro de Borja no time, também participou.

Mina disse na quinta-feira que o centroavante é "um cara legal". Ele chegou a brincar que pensa em dançar com o jogador em breve.