Topo

Contrato para instalar novo sistema de gestão no São Paulo é aprovado

21/02/2017 12h34

O processo de reestruturação do São Paulo após anos de problemas políticos e financeiros avançou mais uma vez. Na última segunda-feira, em reunião do conselho deliberativo, foi aprovado contrato com a Atos Brasil para que o sistema de gestão chamado SAP seja instalado no clube. A estimativa é que o programa atinja 100% de funcionamento em até um ano.

Foi necessário levar o contrato apresentado pela Atos ao conselho devido aos altos valores da negociação. O Tricolor pagará cerca de R$ 1,5 milhão para ter o sistema - além da cessão de um camarote no Morumbi - e mais R$ 35 mil mensais para a manutenção. Em contrapartida, haverá economia de dinheiro e de tempo em serviços burocráticos da administração do clube.

O sistema é o SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados), considerado um dos mais modernos do mundo e que tem apenas o Grêmio como cliente no Brasil, serve para integrar os setores de um clube, com compartilhamento de informações gerenciais. O novo sistema causará mudanças operacionais em áreas como administração, financeiro, marketing e jurídico, que passarão a atuar como pastas do mesmo tipo de empresas multinacionais que tenham faturamento semelhante ao do São Paulo.

A Atos Brasil, empresa de consultoria na área de tecnologia da informação e que atuou nos Jogos Olímpicos de 2016, cumprirá as fases de implantação e hospedagem do sistema. A própria SAP cumpre as etapas iniciais, de licença e manutenção. Um dos entusiastas do projeto é o diretor de TI do Tricolor, Mário Quezada. Os programas da SAP ajudam ainda a controlar de forma mais rígida o planejamento orçamentário e deixaram Morumbi, CT da Barra Funda e Cotia mais integrados, um sonho antigo de conselheiros e dirigentes.

Além disso, o software SAP 4 Hana (Aplicação Analítica de Alta Performance, traduzido da sigla em inglês) auxiliará no desenvolvimento do departamento de futebol, mais especificamente na área de análise de desempenho e estatísticas. Essa ferramenta foi considerada um dos segredos do sucesso da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 2014, com os jogadores recebendo informações durante toda a preparação do time em seus tablets.