Topo

Jair "quebra cabeça" com opções táticas para suprir baixa de Montillo

Jair Ventura não terá Montillo à disposição para enfrentar o Olimpia - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Jair Ventura não terá Montillo à disposição para enfrentar o Olimpia Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

21/02/2017 12h40

O Botafogo está prestes a passar por um novo momento crucial de sua temporada. Após ter vencido o Olimpia (PAR) no jogo de ida, a equipe vai a Assunção precisando apenas de um empate para seguir na Copa Libertadores. Porém, o técnico Jair Ventura coloca na prancheta uma dúvida cruel: encontrar a melhor forma de suprir a ausência de Montillo, vetado para o duelo.

Confira como algumas opções que estarão à disposição do treinador podem afetar a equipe dentro de campo:

Com três volantes

A formação tem boas chances de voltar a ter espaço, conforme mostrou a lista de relacionados. João Paulo e Rodrigo Lindoso disputam a última vaga (com Dudu Cearense correndo por fora). Porém, o primeiro leva a melhor, por ter um bom passe. O "vencedor" faria companhia a Airton, Bruno Silva e Camilo, que teria o desafio de municiar a dupla de ataque Rodrigo Pimpão e Roger.

Com quatro volantes

Formação utilizada no empate do Alvinegro com o Colo-Colo em 1 a 1, o quarteto de volantes novamente pode voltar a ter espaço. Além de João Paulo ser a opção para o lugar do lesionado Montillo, Jair Ventura pode deixar Roger no banco de reservas, dando espaço para Rodrigo Lindoso ou Dudu Cearense. Com isto, Camilo seria o único meia, e teria o desafio de lançar Rodrigo Pimpão, atacante isolado pelas pontas.

Com dois meias

Jair Ventura precisaria improvisar para designar um jogador que dividisse a distribuição de jogadas com Camilo. Do elenco que viajou para Assunção, Gilson pode ser a alternativa, pois já atuou no setor em algumas vezes em sua carreira. Poderia ajudar também com cruzamentos, revezando no fundamento com Victor Luis.

Com três atacantes

Porém, a ousadia pode ser outra opção para Jair Ventura caso opte por Guilherme. O Alvinegro entraria em campo com dois volantes (Airton e Bruno Silva) responsáveis pela ligação até Camilo, enquanto Guilherme cairia pelas pontas e dividiria com Rodrigo Pimpão a função de municiar Roger. Porém, esta formação tende a ser usada somente caso a equipe esteja no sufoco em um segundo tempo.