Após fevereiro intenso, Botafogo tem duas semanas de 'pré-temporada'

Fevereiro ainda não terminou oficialmente. Na prática, porém, o Botafogo deu adeus a um mês de compromissos importantes e lesões além da conta com a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores da América. O próximo jogo do Glorioso é só no fim de semana dos dias 11 e 12 de março - ainda não há data definida para a estreia na Taça Rio, contra o Volta Redonda. Mas o fato é que, agora, finalmente, o técnico Jair Ventura terá tempo para moldar e remodelar o time à sua feição. Mais que isso, é hora de fazer os atletas mais desgastados descansarem.

- Agora nós vamos ter um tempo para fazermos a pré-temporada. Tivemos um período curto (de treinamento), perdemos bastantes jogadores. Agora é recuperá-los. Esses primeiros dias serão para o departamento físico e para a fisiologia para fazermos um grande ano - explica Jair Ventura.

De fato, quatro jogos de Libertadores, mais os compromissos pelo Campeonato Carioca, resultaram em problemas físicos em sequência. Helton Leite deixou o jogo desta quarta-feira, contra o Olimpia, chorando; Gatito Fernández, herói da classificação, havia sido barrado, mas, antes, também sentiu a coxa direita; Carli teve um problema ainda na pré-temporada, assim como João Paulo; Airton teve suspeita de fratura do cotovelo no primeiro jogo contra o Colo-Colo.

Neste mesmo mês, Bruno Silva deixou o primeiro duelo com o time paraguaio no intervalo, enquanto Montillo teve a segunda lesão no ano aos 14 minutos da partida disputada na semana passada. E ainda teve o drama de Camilo, que sentiu a coxa esquerda e não pode jogar no Chile.

Serão duas semanas para reequilibrar fisicamente os jogadores. Dentro de campo, houve a classificação para a competição continental, mas a pontuação, no Estadual, foi insuficiente para levar o time à fase semifinal. Mesmo assim, Jair Ventura garante ter feito as melhores escolhas.

- Desculpem-me aqueles que acharam que o planejamento não estava certo, mas o planejamento estava certo, sim. Abrimos mão do Carioca, mas nosso objetivo principal foi alcançado - exaltou, ainda no Paraguai.

Os primeiros dias da nova fase do Botafogo no ano começam com desembarque e folga nesta quinta-feira. Na sexta-feira e no sábado, o time treina no Estádio Nilton Santos. No domingo, volta a folgar.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos