Topo

Duas paixões nacionais se encontrando na avenida

23/02/2017 15h17

"O brasileiro lá no estrangeiro, mostrou o futebol como é que é. Ganhou a taça do mundo, sambando com a bola no pé. Gol!"

É notório que futebol e samba fazem parte da vida do brasileiro. O carnaval, por vezes já uniu as duas paixões nacionais e deixou os amantes do esporte e do ritmo ainda mais alvoroçados. Se o futebol e samba mexem com paixão, quando eles se unem, atiçam ainda mais os sentimentos do torcedor, do atleta e do sambista.

Muitas escolas de samba já fizeram homenagens à clubes de futebol, eventos esportivos e atletas. Bem como muitos sambas já fazem parte dos gritos de torcidas pelo país e até no mundo. Um clássico das arquibancadas e do samba é do compositor e intérprete Neguinho da Beija-Flor: "Domingo, eu vou ao Maracanã. Vou torcer pro time que sou fã. Ooooo [insira aqui seu time decoração]!".

No clima de carnaval e muito futebol, vamos relembrar os momentos em que as paixões nacionais se cruzaram na avenida e se tornaram o enredo das agremiações de Rio de Janeiro e São Paulo.

Beija-Flor 1986 - O Mundo É Uma Bola

Neste ano a escola de samba de Nilópolis, na Baixada Fluminense (RJ), homenageou a seleção brasileira, o futebol e a paixão nacional pelo esporte.

"O meu Rio de Janeiro, o ano inteiro, é samba e Maracanã", dizia um trecho do samba que agitou a avenida em 1986.

Estácio de Sá 1995 - Uma vez Flamengo

"Uh! Tererê. Sou Flamengo até morrer." Cantou a Estácio de Sá no carnaval de 1995. A homenagem ao centenário do Clube de Regatas do Flamengo foi mais uma das vezes em que o futebol e o samba se uniram na Marquês de Sapucaí e levaram alegria ao torcedor e sambista.

"Será que você lembra como eu lembro o mundial que o Zico foi buscar", dizia mais um trecho, homenageando o Galinho de Quintino que mais tarde também virou enredo de escola de samba.

Mangueira 1997 - O Olimpo É Verde e Rosa

"De braços abertos sou o rio de janeiro dois mil e quatro é o sonho brasileiro" A Estação Primeira de Mangueira em 1997 falou do sonho do carioca em sediar os Jogos Olímpicos de 2004.

"Mangueira o santuário da esperança. O olimpo é verde e rosa é o esporte na cultura da criança"

Unidos da Tijuca 1998 - De Gama a Vasco a Epopeia da Tijuca

"Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol) A rede vai balançar, vai balançar. Sou Vasco da Gama, meu bem. Campeão de terra e mar" Bradou a Unidos da Tijuca no carnaval de 1998. O centenário do cruzmaltino foi homenageado pela escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro.

"Rio de Janeiro brasileiro meu irmão. Sou Vasco da Gama tantas vezes campeão. Quando entra no gramado me alucina, esse clube da colina, centenário de paixão"

Vila Isabel 2002 - O Glorioso Nilton Santos... Sua Bola, Sua Vida, Nossa Vila.

"Bate palma, "bate-bola", bate junto bateria, igualzinho ao Nilton Santos, 'toca com categoria'", foi assim que a Vila Isabel homenageou o craque botafoguense Nilton Santos. A Vila "eternizou em seu templo" a história de Nilton Santos "em forma de carnaval". O enredo da Vila, homenageou o craque que vestiu apenas duas camisa: a do Botafogo e da Seleção Brasileira.

"Glorioso, estrela a brilhar "Enciclopédia" a irradiar. No Maracanã ou pelo mundo inteiro. Vestia o orgulho de ser brasileiro"

Acadêmicos da Rocinha 2003 - Nas Asas da Realização, Entre Glórias E Tradições, a Rocinha Faz a Festa Dos 100

"Hoje a Rocinha ergue a bandeira do querido pavilhão e traz Nelson Rodrigues pra essa festa dos 100 anos de um clube tantas vezes campeão" O centenário do Tricolor de Laranjeira foi em 2002, mas no carnaval de 2003, a acadêmicos da Rocinha decidiu homenagear o clube do coração do escritor e jornalista, Nelson Rodrigues.

"Hoje a torcida comemora um encontro genial: Do samba, futebol e carnaval"

Tradição 2003 - O Brasil é Penta, R é 9 - O Fenômeno Iluminado

"O Ronaldo iluminado, dono da camisa 9, nasceu em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro. Um menino inspirado, pelo mundo consagrado. O fenômeno brasileiro."Após o Pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira, a escola de samba de Campinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Tradição, decidiu por homenagear a seleção e o craque da copa Ronaldo Fenômeno.

"É bola na rede. A nossa Tradição (bis). É bola na rede. É penta campeão"

Barroca Zona Sul 2003 - De Três Corações, a Coroação? Rei Pelé

"Na ginga, a bola de pé em pé (OLÉ). Explode em delírio a multidão (É GOL). De Três Corações vem o Rei Pelé Dando show, é campeão!". A Escola de Samba Paulista de origem na Vila Mariana homenageou o Rei Pelé no seu enredo de 2003.

"Três copas vencidas, promessa cumprida, genial! É Rei, ele Glória da nossa história, é carnaval!"

Unidos de Padre Miguel 2004 - Bangu, glórias em séculos de histórias

"Vou viajar nessa história Que tem séculos de glórias Bangu do meu coração" A unidos de Padre Miguel em 2004 homenageou o centenário do Bangu Atlético e Clube e bem como o bairro homônimo da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Quarenta graus de amor eu vou, amor. Beber comemorar me acabar. É seu centenário e da arquibancada Vou ver o meu Bangu ganhar"

Unidos da Ponte 2004 - América Cem anos de paixão

"Hei de torcer, torcer, torcer.... América Cem Anos de Paixão A vibração que vem da arquibancada Terminou outra jornada nosso time é campeão" Foi assim que a Unidos da Ponte homenageou o América (RJ). A escola de Samba de São João de Meriti, na Baixada Fluminense fez o carnaval daquele ano unir ao futebol para homenagear centenário deste clube.

"Hoje a Ponte é Baixada Pelo América a torcer (bis) Vem Brasinha, apaga a vela Esta é festa é pra você"

Portela 2007 - Os Deuses do Olimpo na Terra do Carnaval. Uma Festa do Esporte, da Saúde e da Beleza

"Eu sou a raiz do samba. Saúde e beleza na Passarela. O ninho da águia, celeiro de bambas. Sou Rio, sou esporte, sou Portela" Escola de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, celebrou a realização do Pan Americano no Rio de Janeiro em 2007.

"Sou recordista de samba no pé Exemplo de garra e fé Medalha de ouro em bateria Eu sou atleta e canto até raiar o dia"

Gaviões da Fiel 2010 - Corinthians... Minha Vida, Minha História, Meu Amor

"Corinthians é o meu amor. O samba é minha paixão. Eu bato no peito e digo pro mundo o meu orgulho de ser gavião" A escola de samba paulista Gaviões da Fiel é um dos grandes exemplos da junção entre Samba e Futebol. Em 2010, o samba enredo que disputou o carnaval paulista foi a homenagem ao Corinthians em seu ano centenário.

"Surgiu no futebol um ideal, democracia. Explode num grito de gol. Não posso conter a emoção. Cem anos dentro do meu coração"

Imperatriz Leopoldinense 2014 - Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz

"Imperatriz me faz reviver. Zico faz mais um pra gente ver!" a homenagem ao Galinho de Quintino veio da escola de samba de Ramos, Imperatriz Leopoldinense. O samba vencedor que disputou o carnaval de 2014 mexeu com a paixão nacional. Ídolo da maior do torcida do Brasil, Zico foi homenageado pela Imperatriz no carnaval de 2014.

"Oô", o povo cantava. Domingo, um show no gramado! Com seus cavaleiros, Arthur se tornava o "Rei do templo sagrado"!"

Gaviões da Fiel 2014 - E mais uma vez Ronaldo

"Bateu asas e voou (voou, voou). O menino passarinho se transformou. Consagrado no cenário mundial Ronaldo, fenomenal!" No carnaval de 2014,mais uma vez, Ronaldo Fenômeno foi homenageado. A Gaviões da Fiel, escola de samba e torcida organizada do Corinthians, homenageou o craque que encerrou a carreira no clube em 2011.

"Hoje vale ouro a sua imagem Reluz em tudo que conduz Meu samba! Uma singela homenagem Exprime a paixão de uma nação"

Unidos da Tijuca 2014 - Acelera, Tijuca (Homenagem à Ayrton Senna)

"Acelera, Tijuca Eu vou com você Nosso lema é vencer Guiando o futuro que um sonho construiu Ayrton Senna do Brasil" Vinte anos após a morte do grande piloto brasileiro Ayrton Senna, a escola de samba do Borel, morro localizado na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, fez uma homenagem ao ídolo brasileiro.

"Na última volta do meu carnaval. Desponta um gênio talento imortal. Trazendo nas mãos a bandeira do nosso país. Na reta, a consagração. O tema a emocionar. Lá vem o campeão"

Leandro de Itaquera 2014 - Ginga Brasil, Futebol É Raça. Em 2014 a Copa do Mundo Começa Aqui

"Itaquera vai tremer. Eu quero ver. O povo delirar, se arrepiar. O show começa aqui, com muito samba no pé. Sou brasileiro, sou Leandro e tenho fé" A escola de samba paulista, Leandro de Itaquera, decidiu por celebrar a Copa do Mundo de 2014. Localizada em Itaquera, a escola selecionou esse enredo por ser o bairro onde aconteceria a abertura da copa naquele ano.

"A felicidade venceu tristeza e dos Heróis se fez Pelé, a realeza! Brasil, Penta Campeão! Futebol é emoção, hoje a Copa é aqui!"

Mancha Verde 2015 - Quando surge o alviverde Imponente - 100 anos de lutas e de glórias

"De braços abertos vou me declarar. Eu amo você... Palmeiras! 100 anos de lutas e de glórias. Canta Mancha Verde guerreira!" A Mancha Verde também é um bom exemplo da junção de futebol e samba. Torcida Organizada do Palmeiras e Escola de Samba, a agremiação escolheu homenagear o centenário do clube de coração em 2015.

"Olê Palestra! Com raça venceu a perseguição. Olê Palmeiras! De fato o eterno campeão"

Grande Rio 2016 - Fui no Tororó Beber água,não achei. Mas achei a bela de Santos e por ela me apaixonei

"Pisa forte, Grande Rio, é pura emoção. Santos conquistou meu coração" A Acadêmicos do Grande Rio, escola de samba de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), homenageou a cidade de Santos e com ela, seus craques saídos do futebol Santista, Pelé e Neymar.

"Tá no gramado a paixão Peixe o orgulho da 'Vila'. Celeiro do eterno campeão. Ê! Menino bom de bola. No destino deu olé (olé, olé). O atleta consagrado, Majestade é nosso Rei Pelé. Cavaleiro da paz, magia. Na corte tem Neymar, ousadia e alegria"