'Erro de arbitragem no clássico aconteceu por omissão', diz ex-árbitro

A expulsão que causou polêmica em meio à vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, por 1 a 0, na Arena Corinthians, continua a dar o que falar. No dia seguinte ao triunfo corintiano, com gol de Jô, ex-árbitros continuam a questionar a decisão do árbitro Thiago Duarte Peixoto em expulsar Gabriel.

A confusão começou no fim do primeiro tempo do Dérbi quando Keno disparou em uma jogada de contra-ataque e foi puxado por Maycon. Thiago Duarte Peixoto, porém, entendeu que a falta foi cometida por Gabriel, que já tinha cartão amarelo. O árbitro, então, deu o segundo cartão amarelo ao camisa 5 do Timão. Mais tarde, o juiz admitiu o erro e saiu do estádio aos prantos.

Ex-árbitro, José Roberto Wright não restringiu a responsabilidade pela expulsão equivocada a Thiago Duarte Peixoto. Aos seus olhos, faltou pulso firme no restante da arbitragem:

- Houve uma omissão em meio ao trabalho de equipe. O árbitro deu o cartão amarelo de maneira equivocada a um jogador, o erro prosseguiu com o bandeirinha. Mas, se o quarto árbitro estava a par do erro, precisava entrar em campo e evitar que a expulsão acontecesse - declarou, ao LANCE!.

Porém, Wright destacou o comportamento do juiz ao deixar o estádio:

- O importante foi o árbitro reconhecer seu erro após o término do clássico.

Comentarista de arbitragem da Rede Globo, Leonardo Gaciba avaliou o erro do árbitro do Dérbi:

- Houve um erro de identificação, um erro de fato da arbitragem como um todo. Após definir que o puxão como a infração assinalada, o árbitro deveria ouvir com mais atenção tanto os assistentes e consultar também os jogadores.

O ex-árbitro disse que a expectativa é de que Thiago Duarte Peixoto reconheça seu erro:

- Ao ficar ciente de um erro como este, o árbitro não tem outra opção a não ser assumir seu erro. Inclusive, é importante citar na súmula que errou, e tomou conhecimento ao ver as imagens da partida.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos