Topo

Menos de um ano após sediar grandes eventos, Maracanã encontra-se em estado precário

24/02/2017 16h40

Abandonado em 2017, o Maracanã já nem parece o mesmo que recebeu diversas competições importantes e grandes shows no ano passado. Em tão pouco tempo, a realidade do estádio mudou drasticamente e o gramado que presenciou passos de Gisele Bündchen, chutes dos maiores craques do futebol e apresentação inesquecível dos Rolling Stones agora não passa de um local abandonado que passou um mês sem energia elétrica.

O Maracanã foi utilizado diversas vezes para grandes eventos. A abertura das Olimpíadas Rio 2016 foi uma das que mais chamaram a atenção. Além dela, o estádio sediou os jogos, o encerramento, show do Coldplay e Rolling Stones, entre outros. Veja abaixo os eventos realizados no último ano.

SHOW DOS ROLLING STONES - 20/02/2016

A apresentação foi assistida por mais de 60 mil pessoas e o repertório contou com clássicos da banda durante seus 55 anos de existência. Dez anos depois do show que reuniu 1,2 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, fãs garantiram que os integrantes fizeram um espetáculo ainda melhor não deixando de fora canções como "Jumpin' Jac flash", "It's only rock' n' roll (But I like it)" e "Start me up".

SHOW DO COLDPLAY - 10/04/2016

Com 66 mil pessoas no Estádio, o Coldplay teve público recorde e embalou os fãs na noite de domingo com a turnê "A Head Full of Dreams". O espetáculo foi marcado por lasers, fogos, borboletas e balões gigantes e formou-se em volta de 24 músicas que passeiam pelos 20 anos de carreira da banda.

ABERTURA OLIMPÍADAS RIO 2016 - 20/08/2016

O tema da festa foi a história do Brasil e a identidade do povo brasileiro, com destaque para a migração e miscigenação. A trilha sonora contou com samba, funk, MPB, Rap e diversos efeitos especiais. Artistas consagrados como Caetano Veloso, Elza Soares, Zeca Pagodinho e Gilberto Gil realizaram interpretações na cerimônia e a modelo brasileira Gisele Bündchen encantou a mídia internacional enquanto desfilava ao som de "Garota de Ipanema", interpretada por Daniel Jobim, neto de Tom Jobim. A tocha olímpica passou pelas mãos de Gustavo Kuerten (Guga), Hortência e Valderlei Cordeiro de Lima, atleta que foi impedido de ganhar o outro em Atenas, que acendeu a pira olímpica.

JOGOS DAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Jogos da semifinal feminina como Brasil e Suécia, em que o visitante venceu nos pênaltis por 4 a 3; Brasil e Honduras, na vitória de 6 a 0 da Seleção Brasileira masculina, e as finais entre Suécia e Alemanha, que garantiu o título feminino às alemãs foram realizados no Maracanã. Além deles, Brasil e Alemanha, jogo final da campanha do ouro olímpico para a Seleção Amarelinha masculina, foi disputado no Maracanã e levou milhares de torcedores ao estádio.

ENCERRAMENTO OLIMPÍADAS RIO 2016 - 21/08/2016

A festa de encerramento começou com queima de fogos seguida por uma apresentação de celebração da fauna, onde pessoas vestidas de pássaros formavam pontos turísticos importantes do Rio de Janeiro, como Cristo Redentor, Bondinho e anéis olímpicos. Martinho da Vila foi o primeiro a cantar na celebração. Ao lado de três filhas e uma neta, a família foi seguida por um coral de 27 crianças que fazem parte de programas sociais. Renderas foram homenageadas, a dança brasileira também e um telão exibiu os momentos mais emocionantes dos 16 dias de Olimpíadas.

ABERTURA PARALIMPÍADAS RIO 2016 - 07/09/2016

A cerimônia foi iniciada com uma viagem histórica pelas competições paralímpicas. Nos primeiros minutos, o norte-americano Aaron Wheelz, que nasceu com má formação congênita, desceu uma mega rampa de 17 metros em alta velocidade na sua cadeira de rodas e fogos de artifício iluminaram o céu acima do Maracanã enquando o atleta concluía a manobra. Na apresentação das delegações, pela primeira vez o Rio de Janeiro viu uma mulher puxar a brasileira na cerimônia de abertura. Apresentação de dançarinos com deficiência visual e pequenos blackouts fizeram o público presente despertar sentidos.

ENCERRAMENTO DAS PARALIMPÍADAS RIO 2016 - 18/09/2016

A cerimônia de encerramento das Paralimpíadas contou com a presença de Armandinho, Gabi Amarantos, uma orquestra só para deficientes auditivos, "Batuqueiros do Silêncio", vocalista da banda Sepultura, entre outras personalidades. Johnatha Bastos, também músico, encontrou outra opção para tocar guitarra. O jovem que nasceu sem os braços emocionou e deu um show tocando com os pés. Para encerrar a festa, Ivete Sangalo cantou "A Paz", música de Gilberto Gil e logo depois inúmeros fogos tomaram o céu do Rio de Janeiro.

JOGO DAS ESTRELAS - 27/12/2016

Na noite da última quarta-feira do ano, Zico reuniu seus amigos para mais um Jogo das Estrelas. No time do ex-jogador, atletas como Neymar e Marinho se destacaram no time e garantiram a vitória por 8 a 4, em cima do Time Branco, formado por grandes atletas como Athirson, Gustavo Scarpa, Camilo, Júnior e Emerson Sheik.

RÉVEILLON DO RIO - 31/12/2016

A festa que reuniu aproximadamente três mil pessoas tinha três tipos de camarote com preços que variavam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. A atração principal da festa foi o Dj Vintage Culture, além de Lazy Bear e RDT. Os convidados tiveram comida e bebida liberadas a noite toda e ampla estrutura para uma grande festa.