Topo

Brasileiro assume o comando técnico da seleção do Camboja

02/03/2017 19h44

O técnico brasileiro Leonardo Vitorino foi apresentado na última quarta-feira como novo treinador da seleção do Camboja. O evento ocorreu na capital Phnom Penh e contou com o primeiro ministro do país, Hun Sen.

- É mais um desafio importante que tenho pela frente, estou bastante animado para comandar a seleção do Camboja, dando sequência a minha carreira. Vamos trabalhar forte para auxiliar no crescimento e desenvolvimento do futebol no país, além de buscar os nossos objetivos - comentou Vitorino, que é o primeiro técnico sul-americano a comandar a seleção do Camboja.

- O futebol asiático está crescendo e me sinto feliz em poder dar a minha contribuição, assim como já ocorreu na Tailândia, Laos e agora no Camboja - acrescenta Vitorino.

O treinador trabalhou anteriormente no Laos, comandando o Lanexang United e fazendo história na equipe e no país, com uma campanha convincente: 22 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Além de dirigir a seleção do Camboja, Leonardo Vitorino será também o comandante da equipe olímpica do país e responsável por todo desenvolvimento técnico da base. Mais dois brasileiros irão integrar a comissão técnica: Wilander Fonseca (preparador físico) e Luís Fernando (treinador de goleiro).

Ao longo de sua carreira, Vitorino viveu experiências importantes em diversos países, comandando algumas seleções: australiana Sub-17, norte-americana Sub-15 e a principal de Trinidad e Tobago. Além disso, trabalhou na base do Botafogo, no time principal do Santos (Angola) e em equipes do Paraná e do Rio de Janeiro.

Foi técnico e coordenador da base, além de assistente técnico do Al Gharafa (Qatar); coordenador da base do Al Jaish (Qatar); diretor técnico do Buriram United (Tailândia); e técnico do Lanexang United (Laos), conquistando o título da Liga local e chegando ao vice-campeonato da Toyota Mekong Cup Championship em 2017.