Topo

Com números e bola de titular, Dracena 'pede passagem' no Verdão

02/03/2017 07h00

A dupla de zaga titular do Palmeiras é formada, na teoria, pro Yerry Mina e Vitor Hugo, mas Edu Dracena está pedindo passagem neste início de temporada. Além de já ter jogado mais que o colombiano em 2017, o camisa 3 é o jogador da posição com melhor desempenho no Paulistão, de acordo com as notas distribuídas pelo LANCE! a cada rodada.

Dracena acumula cinco jogos em 2017, sendo um amistoso e quatro pelo Estadual. Vitor Hugo é o defensor que mais atuou, com sete aparições. Mina, que demorou um pouco mais para atingir a melhor forma física e acabou sendo poupado devido ao desgaste no último sábado, contra a Ferroviária, participou de apenas dois jogos e já é desfalque certo para a estreia na Libertadores, quarta que vem, contra o Atlético Tucumán (ARG), porque foi expulso em seu último jogo pela competição, a serviço do Santa Fé (COL). Mais uma chance para Edu.

A média de notas LANCE! de Edu Dracena no Paulistão é de 6,125 em quatro partidas. Só Michel Bastos, com 6,5, tem média superior à do zagueiro no elenco. O índice de Dracena é melhor que os de Mina (6, em dois jogos) e Vitor Hugo (5,83, em seis jogos). E vale ressaltar que o Verdão é dono da melhor defesa do Estadual, com três gols sofridos.

Eduardo Baptista optou por fechar as atividades táticas desta semana, portanto não é possível saber qual será a dupla de zaga no jogo contra o Red Bull, às 21h05 desta sexta-feira, no Moisés Lucarelli. O técnico já afirmou que pretende escalar nesta partida uma equipe igual ou bem parecida àquela que iniciará contra o Tucumán. Por isso, há chance de Dracena ser mantido ao lado de Vitor Hugo.

O próprio Vitor Hugo pode abrir uma brecha para que o colega tenha uma sequência ainda maior de partidas. Ele deve ser denunciado pela cotovelada que deu em Pablo, do Corinthians, no Dérbi da semana passada. O artigo 254-A, que fala em "agressão física", prevê punição que varia de quatro a seis jogos de gancho.

Contratado no início do ano passado, Edu Dracena acumula 32 jogos pelo Palmeiras e já ergueu a taça do Campeonato Brasileiro. Trata-se de um dos atletas mais vitoriosos do elenco: já havia vencido o principal campeonato nacional por Corinthians (2015) e Cruzeiro (2003), além da Libertadores (2011) e diversos outros títulos.