Topo

Barça, Real ou Sevilla? Veja o que cada um tem pela frente no Espanhol

03/03/2017 19h05

Sem levar o Campeonato Espanhol desde 2011/12, o Real Madrid despontava como principal candidato ao título desta temporada. Assumiu a liderança na nona rodada (depois de ficar na ponta por quatro jornadas antes), e chegou a abrir seis pontos. Porém, dois tropeços nas últimas três partidas já foram suficientes para fazer o Barcelona ultrapassar e assumir a liderança.

Ao olhar para a tabela, o Real Madrid tem algumas notícias boas, e outras ruins. Entre as ruins, ainda pega Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla. Porém, todos eles dentro do Santiago Bernabéu. Isso além de ter uma partida a mais, contra o Celta, que foi adiada por causa do mau tempo em Vigo.

O Barcelona tem um jogo a menos a fazer que o Real Madrid, e enfrenta os principais rivais fora de casa. Enfrenta o Sevilla em casa, e o resto da tabela não deve - ou não deveria - trazer tanta dificuldade ao clube.

Ainda na disputa, o Sevilla não tem a tabela mais fácil. Pega Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Todos fora de casa. Além de outros times difíceis, como Real Sociedad e Celta.

Em 2015/16, o Barcelona liderou da 21ª rodada até o fim, ou seja, praticamente o segundo turno inteiro. Ainda assi, Real Madrid e Atlético de Madrid ficaram na cola até o fim se alternando na segunda posição. Os catalães venceram o título com apenas um ponto de vantagem sobre os Merengues.

No ano anterior, o Colchonero não esteve na briga. Fora isso, foi bem parecido. O Barcelona tomou a liderança do Real Madrid na 26ª rodada e foi campeão com dois pontos de vantagem. Em 2013/14, o Atlético de Madrid pegou a primeira posição na 29ª rodada e conquistou o histórico título com três pontos a mais que os dois rivais.

Em 2012/13, o Barça de Tito Vilanova dominou. Líder de ponta a ponta, foi campeão com 15 pontos de vantagem sobre o Real Madrid. No último título dos Merengues, em 2011/12, também veio com sobras. Ficou na liderança desde a 10ª rodada e faturou com nove pontos na frente do Barcelona.

Próximos jogos dos três líderes

Barcelona: Celta (c), La Coruña (f), Valencia (c), Granada (f), Sevilla (c), Málaga (f), Real Sociedad (c), Real Madrid (f), Osasuna (c), Espanyol (f), Villarreal (c), Las Palmas (f), Eibar (c)

Real Madrid: Eibar (f), Betis (c), Bilbao (f), Alavés (c), Leganés (f), Atlético de Madrid (c), Gijón (f), Barcelona (c), La Coruña (f), Valencia (c), Granada (f), Sevilla (c), Málaga (f), Celta (f, ainda sem data definida)

Sevilla: Alavés (f), Leganés (c), Atlético de Madrid (f), Gijón (c), Barcelona (f), La Coruña (f), Valencia (f), Granada (c), Celta (c), Málaga (f), Real Sociedad (c), Real Madrid (f), Osasuna (c)

Confira as opiniões dos especialistas do LANCE!:

Aigor Martins - Editor do LANCE!

"Acredito que o título irá para o Camp Nou. O Barcelona deverá ter somente o Espanhol como prioridade nos próximos meses. Isso pode ser determinante na disputa acirrada com Real Madrid e Sevilla. Além disto, a iminente saída de Luis Enrique pode motivar o grupo na reta final da competição".

Daniel Bortoletto - Editor do LANCE!

"Com o calendário mais tranquilo pela eliminação quase certa na Champions, o Barça vai se beneficiar. E o clima deve estar até mais leve após o anúncio da despedida do Luis Enrique. Motivo para os jogadores darem um presente de despedida ao treinador".

Leonardo Pereira - Editor do LANCE!

"O Real Madrid tem uma vantagem virtual sobre o Barcelona (um jogo a menos) e pode ampliá-la ainda mais porque recebe o arquirrival no Santiago Bernabéu. O Real passou por alguns tropeços, mas na próxima rodada voltará a engatar uma sequência de vitórias".

Luiza Sá - Repórter do LANCE!

"Acredito que o Real Madrid ainda seja o favorito ao título espanhol. Apesar de ter pedido a liderança para o Barcelona, os madrilenhos ainda têm um jogo a menos e contam com o retorno de jogadores importantes para essa reta final de temporada. Dividem as atenções com a Liga dos Campeões, é verdade, mas tem um elenco qualificado o suficiente para se dividir entre as competições".

Rafael Bullara - Editor do LANCE!

"Mesmo com tropeços e sustos recentes, o Real Madrid tem um jogo a mais a fazer do que os concorrentes e recebe Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla no Santiago Bernabéu".

Thiago Correia - Editor do LANCE!

"O Barcelona pode ter um jogo a menos, mas tem boas opções de levar o troféu. Tem uma tabela mais simples que Real e Sevilla, e sem a Liga dos Campeões, já que está virtualmente eliminado, deixará o time com a obrigação de não deixar esse título escapar. A saída de Luis Enrique deve dar um gás a mais para que o treinador consiga conquistar os três Campeonato Espanhóis que disputou como técnico do Barça".