Topo

Parabéns, Zico! Ex-companheiros de Fla detalham momentos marcantes com Galinho

03/03/2017 16h26

A cada dia 3 de março, a torcida do Flamengo celebra uma data que foi crucial para a história do clube: o nascimento de Zico. O eterno camisa 10 da Nação completa nesta sexta-feira 64 anos, com um legado de sete Cariocas, quatro títulos nacionais, uma Copa Libertadores e um Mundial Interclubes.

A reverência ao Galinho se estendeu a quem esteve em campo com ele na "Era de Ouro" do Rubro-Negro. Atualmente comentarista da Rede Globo, o lateral-esquerdo Júnior disse ao LANCE! que, devido às boas memórias das grandes conquistas, ficou a sensação de que a parceria podia ir além:

- É uma amizade fraterna, que nunca acaba, e se estendeu às nossas famílias. Dentro de campo, são muitas conquistas, muitas alegrias, mas confesso uma coisa: gostaria que eu tivesse estado na conquista do nacional de 1987 ao lado dele, assim como eu queria muito que ele retomasse a parceria comigo para o título brasileiro de 1992. Queria fechar os cinco títulos nacionais ao lado dele.

Ponta-esquerda com três Cariocas e um Brasileirão no currículo, Júlio César Uri Geller revelou ter um motivo a mais para celebrar no dia 3 de março:

- O que marca é fazer aniversário no mesmo dia que ele. Eu me sinto muito orgulhoso disso, sem dúvida. Vim da escolinha do Flamengo, e acabei jogando ao lado dele, isto foi um grande presente para a minha vida. Foi o maior jogador que eu vi na história, e fazer parte da trajetória dele é emocionante.

Multicampeão com o Galinho, Adilio destaca a atitude do Galinho dentro e fora de campo:

- Ah, muita coisa para lembrar, desde o primeiro dia que eu o conheci, quando ainda na escolinha do Flamengo e nos tornamos amigo. Foi uma honra jogar naquele meio de campo histórico, e conhecer esta pessoa fantástica que é o Zico. Além de dentro de campo termos vários títulos inesquecíveis, ele tem uma conduta fora de campo que é um grande exemplo.

Autor do gol do título carioca de 1978, Rondinelli não escondeu sua gratidão a Zico:

- Falar do Zico é muito fácil. Além de ser o ídolo maior, o Deus da Nação, é uma pessoa estritamente do bem, que traz um aprendizado para qualquer pessoa ao lado dele, pensando sempre no "nós", no coletivo. Além de ser meu amigo desde a base, digo que devo uma certa porcentagem da minha carreira a ele. Naquela altura de um Flamengo e Vasco, me achar entre vários defensores, foi uma coisa fantástica para mim. Tenho orgulho de contar com a amizade do Galinho desde a base.