Super Liga Chinesa começa com novos astros e caça ao Evergrande

A cada ano que passa, mais astros são atraídos pelos milhões oferecidos pelos clubes chineses. Na última janela de transferências, que fechou no dia 28 de fevereiro no país, alguns destaques de times europeus desembarcaram na Ásia para essa nova aventura.

A Super Liga Chinesa 2017 iniciou nesta sexta-feira, com o empate em 1 a 1 entre Guizhou Hengfeng e Liaoning. Com o torneio, nomes como Oscar, Alexandre Pato, Tevez, Hernanes e Witsel chegaram, juntando-se a outros grandes jogadores como Hulk, Paulinho, Ricardo Goulart e Alex Teixeira.

'Veterano' quando o assunto é China, Elkeson está no país desde 2013, quando chegou para atuar no Guangzhou Evergrande. Hoje, defendendo o Shanghai SIPG, o atacante brasileiro será companheiro de Oscar, que deixou o Chelsea por 60 milhões de libras.

Para o ex-jogador do Botafogo, a chegada de jogadores desse porte ajuda o esporte a se desenvolver no país e atrai os olhares de todo o mundo da bola.

- Estou muito animado com mais uma temporada na China. Estou indo para o meu quinto ano aqui e já passei por ótimos momentos, conquistando títulos, e por maus momentos, sofrendo com lesões sem poder jogar. Na minha segunda temporada pelo Shanghai SIPG, acredito que estamos construindo um trabalho para ter um ano com muitas conquistas. O André Villas-Boas (técnico) chegou e rapidamente empregou sua forma de jogar, e a pré-temporada foi importante para assimilarmos o que ele quer. Além disso, já tinha chegado o Hulk no ano passado e, agora, o Oscar vem para substituir o Conca, que nos alimentava com ótimos passes ali na frente. Mais uma vez, a janela chinesa trouxe jogadores de ótima qualidade para os times locais, e isso certamente tornará o campeonato mais competitivo. Ainda temos o Guangzhou como clube a ser batido, mas acredito que em 2017 outros times levantarão as taças - disse.

Companheiro de Oscar e Elkeson, Hulk chegou no meio do ano passado e foi um dos destaques do Shanghai SIPG. O atacante acredita que sua equipe pode fazer uma boa campanha na Super Liga Chinesa. Ele destaca ainda o bom início na Liga dos Campeões da Ásia.

- A expectativa é muito grande para começar logo esta Super Liga Chinesa. Houve muito investimento e trouxeram muitos jogadores de nome neste ano. O campeonato vai estar bastante competitivo. Iniciamos muito bem nesta temporada nos jogos da Liga da Ásia, e agora queremos começar muito bem também na Liga Chinesa com máxima força. Queremos começar com vitória em casa, diante da nossa torcida. Vamos iniciar a nossa caminhada em busca do título do campeonato. Estamos trabalhando em cima disso comentou Hulk, autor de dez gols em 15 jogos na última temporada.

GUANGZHOU EVERGRANDE ENTRA COMO FAVORITO

Hexacampeão consecutivo, o Guangzhou Evergrande chega como o time a ser batido mais uma vez. A equipe tem como treinador o experiente Luiz Felipe Scolari. No elenco, nomes como o volante Paulinho, que vem sendo convocado por Tite para a Seleção Brasileira, e os atacantes Alan, Ricardo Goulart e Jackson Martínez.

O atacante Alan, que voltou a ser titular do Guangzhou Evergrande na última temporada, após lesão que o deixou fora por mais de um ano, comemora o fato de ter retornado ao time e ter marcado gols importantes. Nesse ano, já balançou as redes três vezes em três jogos, marcando, inclusive, o gol do título da Supercopa da China.

- A minha última temporada foi de superação, de volta ao futebol após uma lesão que me deixou muito tempo fora. E consegui dar a volta por cima, sendo titular, marcando gols e conquistando títulos pelo Guangzhou. E 2017 começou também da melhor forma possível. Marquei gols nos três jogos do time, sendo um do título da Supercopa, e isso me deixa muito satisfeito. Só posso agradecer aos meus companheiros, às pessoas do clube e a minha família por todo suporte. Vamos seguir evoluindo e tentar começar vencendo no Campeonato Chinês para buscar o heptacampeonato - comemorou Alan.

ALAN KARDEC QUER A ARTILHARIA

Quem também está motivado para conquistar a artilharia é o atacante Alan Kardec, do Chongqing Lifan, que chegou à China no meio da última temporada e teve bons números, com sete gols em dez jogos. Agora, se diz mais adaptado ao país e entrosado com o time, e afirma que esse ano tem tudo para ser ainda melhor que o que passou.

- Cheguei ao Chongqing Lifan no meio da temporada passada e consegui bons números, com sete gols em dez jogos. Acho que essa temporada tem tudo pra ser melhor, pois a adaptação à China já está melhor e o entrosamento com o time evoluiu muito. Fizemos uma boa pré-temporada, marquei gols e estou muito motivado para esse novo ano. Espero que eu possa balançar as redes muitas vezes para ajudar o time a brigar pelos campeonatos que disputarmos.

DESTAQUES DO FUTEBOL CHINÊS

Liaoning - Kruse (Austrália), Ujah (Nigéria)

Guangzhou R&F - Junior Urso, Renatinho (Brasil)

Tianjin Quanjian - Witsel (Bélgica), Geuvânio, Alexandre Pato, Junior Moraes (Brasil)

Shandong Luneng - Gil, Diego Tardelli (Brasil), Cissé (França), Pellè (Itália)

Tianjin Teda - Obi Mikel (Nigéria), Gudelj (Sérvia), Diagne (Senegal).

Shanghai SIPG Ricardo Carvalho (Portugal), Oscar, Hulk, Elkeson (Brasil)

Changchun Yatai - Ismailov (Uzbequistão), Marinho, Bruno Meneghel (Brasil), Ighalo (Nigéria)

Chongqing Lifan - Alan Kardec, Fernandinho, Hyuri (Brasil)

Guangzhou Evergrande - Paulinho, Ricardo Goulart, Alan (Brasil), Jackson Martínez (Colômbia)

Beijing Guoan - Ralf, Renato Augusto (Brasil), Jonathan Soriano (Espanha)

Hebei Fortune - Mbia (Camarões), Hernanes, Aloísio (Brasil), Lavezzi (Argentina), Gervinho (Costa do Marfim)

Jiangsu Suning - Ramires, Alex Teixeira (Brasil), Roger Martínez (Colômbia)

Shanghai Shenhua - Tevez (Argentina), Guarín, Moreno (Colômbia), Oba Oba (Nigéria) Junior Urso, Renatinho (Brasil)

JOGOS DO FIM DE SEMANA

SEXTA-FEIRA

Guizhou Hengfeng 1 x 1 Liaoning

SÁBADO

Guangzhou R&F x Tianjin Quanjian

Shandong Luneng x Tianjin Teda

Shanghai SIPG x Changchun Yatai

DOMINGO

Chongqing Lifan x Yanbian

Guangzhou Evergrande x Beijing Guoan

Henan Jianye x Hebei

Shanghai Shenhua x Jiangsu Suning

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos