Mais novo do Paulistão e 'sem base', Samuel é relacionado pelo Bernô

Não é sempre que vemos um jogador de 17 anos atuando entre os profissionais. No Campeonato Paulista desse ano, inclusive, existem apenas três nessa condição, e o mais jovem deles, Samuel, do São Bernardo, vive a expectativa de estrear pelo clube neste sábado.

O time do ABC recebe o Audax no Estádio Primeiro de Maio, às 18h30, e o treinador português da equipe, Sérgio Vieira, recebeu uma boa notícia: a jovem promessa do elenco foi inscrita no Campeonato e relacionada para a partida.

Samuel, ou Samuca, como prefere ser chamado, é o mais jovem atleta inscrito no Paulistão, com 17 anos. Outros dois jogadores do Mirassol também têm 17, mas "perdem" o posto para o atacante por alguns meses: Lucas, aniversariante de agosto, e Guilherme Carvalho, de setembro. A promessa do Bernô nasceu em dezembro.

- Vou mostrar muito empenho e dedicação para a torcida. Ser titular ou reserva, depende do Sérgio Vieira, eu só quero entrar e fazer o melhor que puder para ajudar o São Bernardo - comentou o ainda tímido ponta, que mora com a mãe, auxiliar de enfermagem, e ainda estuda no terceiro colegial.

E sua estreia é cercada de expectativa, já que não apenas será o primeiro jogo de Samuel entre os profissionais, mas um dos primeiros com a camisa do São Bernardo. O motivo é simples: o jogador está no clube desde o meio do ano passado, após ser descoberto na várzea.

O jovem atuava por um clube de seu bairro, formado por alguns amigos, e participou de um treino no Estádio Primeiro de Maio, quando foi visto pela comissão técnica da equipe. Contratado, disputou a Copa Paulista e a Copa São Paulo de Júniores na base.

- Sempre joguei na várzea, no time da Sancil, o pessoal do bairro. Vencemos o último campeonato no meio do ano passado, aí avisei a eles que aquele era meu último jogo. Acho que não me interessei por jogar profissionalmente quando jovem, gostava de brincar mesmo (risos). Mas hoje vejo o quanto isso é importante. Mas a várzea me ensinou... Ela me ensinou a brigar e ser agressivo - disse Samuca.

Mesmo com poucas idas ao campo, Samuel já chamou a atenção de diversos clubes do país. O presidente do São Bernardo, Thiago Ferreira, revelou em entrevistas recentes que já recebeu contatos de 11 clubes interessados no atleta: Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia, Criciúma e Coritiba.

Samuel teve seu contrato com o Bernô renovado até outubro de 2019, limite máximo permitido pela Fifa para atletas de sua idade, além de ter recebido um aumento em sua multa rescisória e salário. E o sonho do jovem Samuca não é modesto, não. Quem ele quer ser quando "crescer"?

- Sinceramente, eu quero seguir os passos do Gabriel Jesus. Todos os meus planos vão ser voltados a isso, e na tentativa de dar um futuro melhor para a minha família. Pelo menos já ouvi algumas pessoas dizendo que jogo parecido com ele (risos).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos