Topo

Mais novo do Paulistão e 'sem base', Samuel é relacionado pelo Bernô

04/03/2017 12h40

Não é sempre que vemos um jogador de 17 anos atuando entre os profissionais. No Campeonato Paulista desse ano, inclusive, existem apenas três nessa condição, e o mais jovem deles, Samuel, do São Bernardo, vive a expectativa de estrear pelo clube neste sábado.

O time do ABC recebe o Audax no Estádio Primeiro de Maio, às 18h30, e o treinador português da equipe, Sérgio Vieira, recebeu uma boa notícia: a jovem promessa do elenco foi inscrita no Campeonato e relacionada para a partida.

Samuel, ou Samuca, como prefere ser chamado, é o mais jovem atleta inscrito no Paulistão, com 17 anos. Outros dois jogadores do Mirassol também têm 17, mas "perdem" o posto para o atacante por alguns meses: Lucas, aniversariante de agosto, e Guilherme Carvalho, de setembro. A promessa do Bernô nasceu em dezembro.

- Vou mostrar muito empenho e dedicação para a torcida. Ser titular ou reserva, depende do Sérgio Vieira, eu só quero entrar e fazer o melhor que puder para ajudar o São Bernardo - comentou o ainda tímido ponta, que mora com a mãe, auxiliar de enfermagem, e ainda estuda no terceiro colegial.

E sua estreia é cercada de expectativa, já que não apenas será o primeiro jogo de Samuel entre os profissionais, mas um dos primeiros com a camisa do São Bernardo. O motivo é simples: o jogador está no clube desde o meio do ano passado, após ser descoberto na várzea.

O jovem atuava por um clube de seu bairro, formado por alguns amigos, e participou de um treino no Estádio Primeiro de Maio, quando foi visto pela comissão técnica da equipe. Contratado, disputou a Copa Paulista e a Copa São Paulo de Júniores na base.

- Sempre joguei na várzea, no time da Sancil, o pessoal do bairro. Vencemos o último campeonato no meio do ano passado, aí avisei a eles que aquele era meu último jogo. Acho que não me interessei por jogar profissionalmente quando jovem, gostava de brincar mesmo (risos). Mas hoje vejo o quanto isso é importante. Mas a várzea me ensinou... Ela me ensinou a brigar e ser agressivo - disse Samuca.

Mesmo com poucas idas ao campo, Samuel já chamou a atenção de diversos clubes do país. O presidente do São Bernardo, Thiago Ferreira, revelou em entrevistas recentes que já recebeu contatos de 11 clubes interessados no atleta: Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia, Criciúma e Coritiba.

Samuel teve seu contrato com o Bernô renovado até outubro de 2019, limite máximo permitido pela Fifa para atletas de sua idade, além de ter recebido um aumento em sua multa rescisória e salário. E o sonho do jovem Samuca não é modesto, não. Quem ele quer ser quando "crescer"?

- Sinceramente, eu quero seguir os passos do Gabriel Jesus. Todos os meus planos vão ser voltados a isso, e na tentativa de dar um futuro melhor para a minha família. Pelo menos já ouvi algumas pessoas dizendo que jogo parecido com ele (risos).