Mais regular, Thiago Mendes chega a 30 jogos seguidos no São Paulo

  • NELSON ALMEIDA/AFP

Qual a última vez em que o São Paulo entrou em campo sem que Thiago Mendes participasse da partida? É preciso boa memória e o fôlego do volante tricolor para chegar ao dia 21 de agosto de 2016, quando a equipe paulista empatou em 1 a 1 com o Internacional em Porto Alegre. De lá para cá, foram 30 jogos do São Paulo, os 30 com Thiago, o único a disputar os 11 compromissos da equipe em 2017.

A sequência fez com que o camisa 23 atingisse a marca de 130 partidas pelo clube do Morumbi, onde chegou em dezembro de 2014. A última foi no domingo, nos 4 a 1 sobre o Santo André. Curiosamente, a única vez em 30 compromissos do Tricolor em que o volante não foi titular. Preservado pelo técnico Rogério Ceni, entrou somente aos 17 minutos da etapa final.

Ainda assim, houve tempo para que Thiago desse assistência para Gilberto fechar a goleada. Foi o primeiro passe para gol do volante no ano, o oitavo pelo São Paulo. A assistência representa a regularidade atingida pelo atleta de 24 anos, que nas duas primeiras temporadas pelo clube viveu em gangorra. Primeiros semestres discretos, na reserva. Nos segundos, essencial ao time.

Essa irregularidade foi apontada pelo próprio jogador como sua principal dificuldade para se estabelecer como um nome de peso no São Paulo e, assim, sonhar com a Seleção Brasileira. Ele já atuou como ponta nos dois lados, como primeiro volante e agora é um dos meias de Ceni, ao lado de Cícero, e apontado como substituto de Cueva na armação.

A mudança de posicionamento permitiu que Thiago Mendes já mudasse uma escrita em relação aos anos anteriores no Tricolor. Dos seus sete primeiros gols no São Paulo, apenas um havia saído de dentro da área rival. Agora, a divisão é meio a meio. Um golaço de longe contra a Ponte Preta e um gol de infiltração contra o Novorizontino.

O primeiro tento do volante saiu em 27 de agosto de 2015, em Fortaleza. Na ocasião, o São Paulo precisava reverter derrota por 2 a 1 no Morumbi para o Ceará para ir às quartas de final da Copa do Brasil. E Thiago marcou, de fora da área, o segundo dos 3 a 0 no Castelão. Nesta quarta-feira, às 19h30, ele e o time voltarão à Copa contra um rival nordestino: o ABC, no Morumbi.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos