Topo

'Uma derrota não vai desmotivar o Flamengo a seguir em busca da taça'

16/03/2017 18h35

Além de ter sido derrotado pela Universidad Católica, o Flamengo perdeu a invencibilidade de 19 jogos disputados em tempo corrido normal. Na partida desta quarta-feira, válida pela Libertadores, o Rubro Negro foi o melhor em campo, mas, em um deslize, Santiago Silva marcou o único gol do jogo e decretou a vitória da Católica no Chile.

O resultado deixa o Flamengo em terceiro lugar no Grupo 4, enquanto isso, o Católica assume a liderança. Agora, os jogadores voltam a focar nos próximos desafios da Taça Rio, já que o confronto contra o Atlético-PR, pela terceira rodada da Libertadores, será no próximo dia 12.

Para os otimistas, perder o posto de invencível pode diminuir o peso nas costas que os jogadores estavam carregando. Mas, segundo o ex-goleiro Cantarelli, campeão da Libertadores de 1981 pelo Flamengo, a derrota não diminuirá o prestígio que o time vem tendo em outras competições.

- Um dia o Flamengo ia perder. Não deveria ter perdido ontem porque jogaram bem e a derrota veio em um jogo em que as chances de vitória eram muito grande. O resultado tira um pouco o peso, mas não vai mudar nada no desempenho dos jogadores. Pelo o que eu vi em entrevistas, eles estão sabendo que a derrota uma hora chega e estão lidando bem com isso. O objetivo da Libertadores é muito grande. Não é uma derrota que vai desmotivar o time a continuar em busca da taça.

Athirson, ex-lateral do Flamengo e atual técnico do Alecrim, relembra a final da Taça Guanabara e afirma que vencer um campeonato, mesmo sendo derrotado em alguma partida, é melhor para o time do que chegar à final e perder nos pênaltis, como aconteceu contra o Fluminense.

- Invencibilidade são números. O importante é o objetivo de vitória para conquistar títulos. Ou seja, não deve afetar o time caso seja derrotado, como aconteceu ontem.

Afinal, você quer chegar à uma final invicto e perder nos pênaltis, como aconteceu com o Flamengo na Taça Guanabara, ou conquistar um título mesmo sofrendo derrotas?

Pensar em números não é o objetivo de ninguém que trabalha no futebol. O importante é desenvolver metas, objetivos e melhorar táticas.

O ex-jogador também diz que o time deve olhar para frente e saber aproveitar o tempo que vai ter disponível para avaliar o grupo.

- O tempo que o Flamengo vai ficar sem atuar na Libertadores é um periodo bom para avaliar os setores, a recuperação de alguns jogadores e repousar atletas que atuaram em muitas partidas. Quando tem um tempo mais longo durante uma competição, pode tirar proveito das situações. Mas não muda nada em relação ao objetivo da Libertadores, que é terminar bem o torneio e com título.