Topo

Brilha em Dubai: Samuel vibra com Abel, mas não garante volta ao Flu

17/03/2017 09h00

Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado começaram 2017 com tudo, mas tem outro atacante conhecido da torcida tricolor que está voando baixo em Dubai: Samuel. Emprestado ao Hatta Club em setembro, o camisa 19 não demorou para adaptar-se aos Emirados Árabes e é um dos destaques da temporada por lá. São nove gols, entre eles alguns golaços, em 21 partidas.

- A adaptação não é das mais fáceis. Mas eu pesquisei um pouco do país, conversei com alguns amigos que já conheciam a cultura local e consegui me adaptar com certa rapidez. Logo depois, consegui trazer minha família, o que me ajudou mais ainda. Você ter a sua base por perto é muito importante. Hoje estamos bem aqui, adaptados e felizes - comentou o atacante ao LANCE!.

Samuel foi emprestado ao Hatta Club em setembro de 2016. Seu vínculo está perto do fim: vai até 31 de maio. As boas atuações e os gols já despertaram o interesse de outros clubes dos Emirados Árabes, mas ainda não há propostas oficiais. O clube de Samuel não é dos mais expressivos do país, portanto, é improvável a compra do atacante pelo Hatta. O clube das Laranjeiras tem contrato com o atacante até 31 de dezembro de 2019.

- O futuro a Deus pertence. Meu pensamento no momento é manter o meu trabalho aqui no Hatta e ajudar o clube a fechar a temporada cumprindo nossos objetivos. Sei da importância que as boas atuações têm para o meu futuro, mas prefiro deixar essas situações nas mãos do meu empresário, em quem eu confio e quem sempre decidiu o melhor para mim. O negócio é fechar a temporada bem para que surjam excelentes opções, seja aqui nos Emirados ou no Brasil - afirmou Samuel, que já passou por Sport, Goiás e Ferroviária.

Cria de Xerém, Samuel deu seus primeiros passos no futebol profissional, em 2012, justamente sob o comando de Abel Braga. O técnico está de volta ao clube e o atacante, que acompanha o Tricolor de longe, fez elogios ao Abelão.

Questionado se a presença de Abel Braga poderia ser um motivo a mais para retornar às Laranjeiras ao final do empréstimo ao Hatta, Samuel desconversou.

- Seria uma honra, sem dúvidas. Como disse, tenho um carinho muito grande pelo Fluminense e uma admiração imensa pelo Abel, que foi como um pai para mim. Hoje minha cabeça está no Hatta. Quero seguir ajudando o time com gols e atuações decisivas. Se acontecer de voltar para o Flu, será muito legal e prazeroso. Vamos aguardar e ver o que acontecerá - declarou o camisa 19.

Como é o nível de competição nos Emirados Árabes?

O calendário é um pouco diferente, mas os times têm jogadores de qualidade. Muitos estrangeiros com bastante potencial e até jogadores locais que vem evoluindo muito. O futebol cresceu muito aqui nos últimos anos e segue crescendo. Acho que o Mundial no Catar, pela proximidade e semelhança, vai alavancar ainda mais o crescimento do futebol nessa região.

Seu técnico, Gjoko Hadzievski, é da Macedônia e já rodou o mundo. Dirigiu clubes da Grécia, Azerbaijão, Rússia, Egito... Os métodos dele são muito diferentes do que você já viveu no Brasil? Como é a comunicação entre vocês?

Ele é um técnico muito experiente, que trabalha bastante a parte tática. Temos jogadores de várias nacionalidades, mas muitos falam um pouco de inglês. Eu,por ter jogado nos Estados Unidos, consigo me virar bem. A comunicação muitas vezes acontece pelos gestos. Parece um pouco papo de maluco (risos), mas faz parte. O fundamental é que todos os jogadores entendam a metodologia do professor e o que ele quer nos passar.

Você está fazendo dupla com Rafael Silva, ex-Vasco. Como está sendo o entrosamento com ele e qual a importância de ter pelo menos um brasileiro para se entender em campo?

O entrosamento vem nos ajudando bastante. Apesar dele ter chegado há pouco tempo, já criamos uma amizade bem bacana e um ajuda o outro. É um irmão que ganhei aqui nos Emirados. Dentro de campo, vem dando muito certo também. Ele tem características que me completam e vem me auxiliando bastante. No último jogo, inclusive, ele me deu uma bela assistência (veja no vídeo abaixo). Espero que continuemos nos ajudando e nos destacando.

Está conseguindo acompanhar o Fluminense? O que está achando do trabalho de Abel?

Acompanho e torço pela amizade que tenho com muitos jogadores no elenco, comissão técnica e pelo carinho que levo comigo pelo clube e por sua torcida. Tenho gostado muito de ver os jogos do Fluzão. Acho que o Abel deu uma nova cara e uma nova alma para o time mesmo. É um dos melhores treinadores do Brasil e sabe muito bem como fazer esse time alcançar os maiores objetivos. Espero que tudo continue dando certo.