Topo

Ex-Timão e Hertha, Ronny é o novo reforço do Fortaleza

21/03/2017 12h56

O meia Ronny, que também atua como lateral-esquerdo, é o novo reforço do Fortaleza para a temporada 2017. O atleta, que é cearense e foi apresentado na última segunda-feira, chega para ajudar o Leão na sequência do Campeonato Estadual e na disputa da Série C do Brasileiro.

- Vim para ajudar. Está repercutindo muito lá fora a minha volta para o Brasil, porque tive uma passagem incrível na Alemanha. Mas eu só quero demonstrar o meu trabalho aqui a cada dia, a cada treino, a cada jogo, para ficar à disposição do professor Marquinhos Santos.

HISTÓRICO

Ronny estava livre no mercado desde que acertou a sua saída do Hertha Berlim, da Alemanha, no final do ano passado. O jogador defendia o Hertha desde 2010, e ajudou a equipe alemã a conquistar o título da Segunda Divisão e, consequentemente, o acesso para a elite do Alemão logo que chegou.

- Foi uma decisão muito difícil. Cheguei em casa, meus filhos tinham acabado de chegar da escola. Falei que tinha uma coisa muito importante pra falar com eles. Foi um choque quando eu disse que não ficaríamos mais no Hertha. Disse para o meu pai: 'o que vamos fazer?' Ele disse: 'vamos treinar que vai aparecer alguma coisa legal'. Estava treinando na academia quando o Fortaleza apareceu. Foi destino. Já conhecia o Marquinhos e outras pessoas do Fortaleza, tenho amigos aqui, e ele me chamou. Conversamos e não pensei duas vezes. Estou muito feliz pelo clube ter aberto as portas pra mim novamente. Cheguei a jogar três partidas aqui da Sub-15. Até eu sair daqui para tocar a minha vida - comentou.

Antes disso, Ronny passou cinco anos em Portugal, com destaque para a sua passagem pelo Sporting, onde foi bicampeão da Taça de Portugal e da Supercopa de Portugal. Ronny também fez parte do elenco campeão brasileiro do Corinthians, em 2005. Foi lá que começou sua carreira profissional, quando foi lançado pelo técnico Tite, hoje comandante da seleção brasileira. Com a camisa da seleção, mas nas categorias de base, conquistou a Copa do Mundo Sub-17.

Na sua passagem pelo Sporting, em 2006, foi assunto na imprensa mundial ao marcar um gol de falta que atingiu os 222Km/h depois de explodir no travessão. Ainda que extraoficialmente, a bola percorreu 16,5 metros em menos de 27 centésimos de segundo. Na época, passou a ser chamado em Portugal de "homem-bomba" pelos chutes potentes, uma marca pessoal.

CONFIRA OUTROS TRECHOS

GOL A 222Km/h

Na Europa isso repercutiu muito. Saiu uma matéria lá com os dez cobradores de falta do mundo. Fiquei na frente de Cristiano Ronaldo, Hulk, Lampard... Fui chamado para um concurso nos Estados Unidos. Eu, Cristiano e Hulk. Estava até ansioso para encontrar o Cristiano, mas a Nike não o liberou e esse encontro não aconteceu. É um recorde muito gratificante e vou levar isso para o resto da vida.

O APELIDO HOMEM-BOMBA

Alguns escrevem sobre isso nas redes sociais até hoje. Eu era chamado assim em Portugal depois desse gol de falta que fiz. Na Alemanha, já me chamam de Hammer, que é um carro que tem muita força.

VOLTA AOS CAMPOS

"Não parei de jogar futebol. Estou aqui. Só fiquei um tempo parado, foi muito difícil, mas nunca abaixei a cabeça. Quero voltar a fazer o que mais gosto. Espero estar totalmente pronto daqui a 20 dias, no máximo.