Topo

Barcelona tem quatro nomes para substituir o técnico Luis Enrique

22/03/2017 17h50

A imprensa espanhola tem especulado sobre o substituto de Luis Enrique no Barcelona. Após o anúncio de que o treinador não ficaria no clube na próxima temporada, uma chuva de nomes vem cobrindo o noticiário relacionado ao clube. Nesta quinta-feira, o jornal "Mundo Deportivo" afirmou que os catalães já fizeram uma seleção e chegaram a quatro nomes para comandar o time em 2017/18: Eusebio Sacristán (Real Sociedad), Ronald Koeman (Everton), Ernesto Valverde (Athletic de Bilbao) e Juan Carlos Unzué (auxiliar técnico do próprio Barça).

Os quatro nomes teriam saído após uma série de contatos e sondagens. O Barcelona acredita que o perfil do novo treinador deve se adequar às tradições do clube, além de manter a filosofia de jogo e gerenciar a reta final de alguns atletas importantes do elenco, como Mascherano e Iniesta.

Além disso, o novo comandante terá que lidar com astros como Messi, Suárez, Neymar e Piqué. Desta forma, Unzué aparece como o nome mais forte, uma vez que já ocupa a função de auxiliar de Luis Enrique e conhece bem o clube e os jogadores. Se ele for o escolhido, será a continuação da filosofia adotada por Lucho. Um título na temporada daria ainda mais motivos para promovê-lo.

Treinador da Real Sociedad, Eusebio Sacristán tem estilo de jogo que chama a atenção dos diretores do Barcelona, mas tem cláusula de rescisão de 5 milhões de euros (R$ 16 milhões) e renovou seu contrato com o time basco recentemente. Outro fator que pesa contra é que foi demitido do Barça B em 2015.

Por outro lado, Koeman e Valverde também conhecem bem o clube. Ambos trabalharam no Barcelona na época de Cruyff. O comandante do Athletic Bilbao está chegando ao fim de contrato e não custaria ao clube catalão. Ele levaria vantagem em relação ao holandês por já atuar no Campeonato Espanhol.

O novo treinador do Barcelona deve ser divulgado após o fim da temporada, quando Luis Enrique se despedirá do clube.