Topo

Só atrás de Marcos: as marcas que o "fominha" Prass pode atingir em 2017

Cesar Greco/Fotoarena
Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

22/03/2017 07h00

Já classificado para as quartas de final do Paulista, o Palmeiras não terá sete titulares nesta quarta, às 20h30, contra o Mirassol, no Allianz Parque. Até o clássico com o Santos, Fernando Prass, Jean e Dudu eram os únicos que tinham jogado todas as partidas do ano. Agora, o lateral está machucado e o atacante com a Seleção. O único "100%" a partir desta noite, portanto, será o camisa 1.

O goleiro fará o 210º jogo pelo clube. Tomando como base a última temporada, em que o Verdão fez 65 jogos, o ídolo tem tudo para chegar a 260 em 2017 e colocar-se como o segundo jogador com mais vitórias e mais partidas pelo time no século 21. Prass ficaria atrás apenas do ídolo Marcos nestes quesitos.

O pentacampeão mundial fez 393 partidas a partir de 2001, o recordista. O segundo no século é Márcio Araújo, com 252 jogos. Caso jogue toda a temporada, Fernando deve passar o meio-campista hoje no Flamengo. Em vitórias no século, o ex-camisa 12 também é o líder, com 182. Neste caso é praticamente garantido o segundo lugar para Prass, agora com 115 triunfos. Valdivia é quem hoje está atrás de Marcos, com 122 vitórias.

Ao LANCE!, o goleiro já disse que sua intenção era ao menos bater os 250 jogos nesta temporada. Antes de enfrentar o Mirassol, ele foi questionado sobre ter um descanso e dar uma chance a Jailson.

"Descansei ano passado cinco meses, já descansei pelo restante da carreira (risos) ", respondeu Prass, lembrando do período que perdeu tratando a fratura que sofreu no cotovelo direito.

Recuperado e novamente em grande fase, ele foi o principal nome na vitória sobre o Santos na Vila Belmiro com oito grandes defesas. Aos 38 anos, ele tem contrato até dezembro e se vê em condições para jogar por mais quatro temporadas. É tempo mais do que suficiente para entrar no top-5 de goleiros com mais partidas pelo clube.

Fernando Prass é atualmente o oitavo e ainda está distante do sétimo, Gilmar (289 partidas). Sérgio (333) e Oberdan Cattani (353) são os outros até chegar ao grupo dos cinco com mais partidas. Velloso (456), Valdir Joaquim de Morais (480), Marcos (533) e Leão (620) são os líderes no ranking.