Topo

Rafael Marques: 'Mostrei que tenho valor. Não à toa ainda estou aqui'

23/03/2017 09h00

Depois de sete meses, Rafael Marques voltou a marcar pelo Palmeiras. Em seu primeiro jogo oficial de 2017, o atacante abriu o caminho na vitória sobre o Mirassol, no Allianz Parque, e recebeu muitos elogios por sua importância no grupo. Para o camisa 19, a atuação nessa quarta prova que ele pode ser útil, apesar das poucas partidas.

"Sempre deixei claro que queria ajudar da melhor maneira possível. Jogando, óbvio, mas se não jogando no dia a dia, incentivando, esperando minha oportunidade como foi. Para mim foi uma estreia, porque tinha jogado só um amistoso contra a Ponte. Falta ritmo de jogo, a gente vem trabalhando no dia a dia para melhorar. Mostrei que tenho valor, tenho qualidade. Não à toa estou no grupo ainda. Desde 2015 foram só conquistas, títulos, fiz parte e quero fazer mais parte. Sabemos da concorrência, mas quando tiver oportunidade esperamos ajudar", analisou Rafael.

Parte dos elencos que venceram a Copa do Brasil e o Brasileiro, Rafael perdeu espaço em 2016, e nesta temporada havia apenas entrado no amistoso contra a Ponte Preta. Com mercado no Brasil, o jogador já teve a saída cogitada mais de uma vez no período, mas esta não é sua intenção.

"Saíram especulações, mas não sabemos de onde é a fonte. Falei com o (Alexandre) Mattos, e vocês no dia a dia falaram que não tem nada. Que são coisas extra Palmeiras, não afetou a mim, nem a ninguém no grupo. Só da torcida recebi muitas mensagens e agradeço pelo carinho. Deixei claro que para mim não chegou nada. Quero jogar, atuar e este é meu foco. Se chegou coisa para o Palmeiras, não sei. Tenho mercado graças a Deus pela qualidade que tenho, mas meu foco é no Palmeiras. Quero permanecer mais anos. É trabalhar e ver o que vai acontecer naturalmente", completou o atacante, que tem contrato até o fim do ano.

Contra o Mirassol, Rafael começou jogando aberto pelo lado, como gosta, mas chegou a trocar com posição de Willian, tornando-se centroavante, com o camisa 29 preenchendo seu espaço na esquerda. Para Eduardo, ele pode render mais centralizado do que pelas pontas.

"O Rafael prefere jogar pelo lado, no Japão teve sucesso jogando ali, mas eu vejo ele como um falso 9. Hoje, de propósito, coloquei ele e Willian por essa troca. O lateral do Mirassol é agudo e quando "afogasse" (estivesse cansado) era para trocar ali. Estamos treinando assim, e com entrosamento esperamos buscar, mas é uma opção boa para a gente", completou o treinador.