Topo

Estudiosos, Zé Ricardo e Milton Mendes medem forças em Brasília

Gilvan de Souza/Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

26/03/2017 07h00

Típicos 'estudiosos da bola', Zé Ricardo e Milton Mendes duelam neste domingo, no clássico entre Flamengo x Vasco, pela quarta rodada da Taça Rio. Ambos os técnicos costumam demonstrar muito conhecimento de adversários e formação tática. Se o jogo não tem caráter tão decisivo neste Carioca, espera-se, pelo menos, um grande duelo no que diz respeito a 'posicionamento das linhas', 'transições entre defesa e ataque' e muitas outras expressões que já viraram jargões entre os treinadores. A partida será realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h30.

Aos 46 anos, Zé Ricardo fez um curso na CBF no fim do ano passado e ainda está no início da carreira. Mesmo assim, vem demonstrando muitas qualidades e já falou sobre a vontade de estudar futebol no exterior. Milton Mendes, de 51, tem os quatro níveis completos de curso para técnicos da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) - um dos poucos no Brasil com esta qualificação.

No ano passado, Zé Ricardo enfrentou Milton Mendes pelo Brasileiro, quando o atual técnico do Vasco estava à frente do Santa Cruz. O Flamengo venceu por 1 a 0. O comandante rubro-negro lembra daquele duelo e também das características de jogo do adversário.

"Foi difícil, e a característica dele é ter um time bem ofensivo, que retém muito bem a bola no ataque. No jogo de estreia, o Vasco já tentou usar essas características e jogadas ensaiadas. É uma equipe mobilizada pela troca de treinador, com todos querendo ganhar o seu espaço. Teremos um adversário de grande nível", prevê o treinador rubro-negro.

Do outro lado, Milton Mendes discorre sobre as características do Flamengo. Assim como Zé Ricardo, ele presta muito atenção nos mínimos detalhes.

"Naturalmente, eles jogam colocando sempre os laterais bem abertos, puxando seus externos para dentro, com a entrada do meia que vai jogar. Não acredito que vão jogar com linha baixa. Eles defendem com os dois zagueiros e um volante. A minha forma de jogar vocês vão ver no domingo (hoje) - disse o técnico do Vasco, rindo no fim da declaração.

Apesar de ser um jogo sempre muito badalado, a motivação é diferente para os rivais. O Flamengo já está classificado para a fase semifinal do Campeonato Carioca, mas garante que seguirá em busca do título da Taça Rio. Do outro lado, o Vasco ainda busca se assegurar na próxima fase do Estadual e almeja o troféu deste segundo turno. Além disso, o Cruz-Maltino não venceu um clássico neste ano: foram duas derrotas, para Flamengo e Fluminense, e um empate sem gols com o Botafogo.