Topo

Rodada encaminha as quartas de final do Paulista. Veja o panorama

27/03/2017 07h50

O empate por 1 a 1 entre São Paulo e Corinthians, nesse domingo, no Morumbi, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, deixou apenas algumas definições pendentes para o meio de semana, quando a fase de grupos do Estadual será encerrada. Isso porque os confrontos das quartas de final já estão encaminhadas.

O clássico paulista teve algumas polêmicas. Maicon, do Tricolor, foi advertido ao imitar uma galinha ao comemorar o gol que abriu o placar. Wellington Nem, do São Paulo, e Pablo, do Corinthians, foram alvos de reclamações, já que os rivais acharam que os dois deveriam ter sido expulsos durante o segundo tempo. Por outro lado, o cartão vermelho dado ao atacante nos minutos finais arrancou a ira da equipe da casa.

O Palmeiras tropeçou no sábado ao empatar por 2 a 2 com o Osasco Audax no Allianz Parque. Depois de garantir a classificação para as quartas de final, Eduardo Baptista tem rodado o elenco e utilizou no jogo em questão reservas como Fabiano, Antônio Carlos, Thiago Santos e Alecsandro. Agora, na quarta-feira, quando se despede da primeira fase em visita à Ponte Preta, o técnico já afirmou que pretende escalar um time perto do que considera ideal já como preparação para o mata-mata. Mas, para isso, terá de lidar com desfalques: Mina, Guerra, Dudu e Borja seguem a serviço de suas seleções, e Thiago Santos e Tchê Tchê estão suspensos.

O duelo entre Palmeiras e Ponte interessa também ao Santos, que disputa a primeira colocação do Grupo D com a Macaca. Após passar boa parte do campeonato correndo risco de eliminação, o Peixe venceu o Santo André por 1 a 0 no sábado, no ABC, e assumiu a primeira posição da chave.

Santos e Ponte já estão classificados para as quartas de final. Mas, como os dois times têm 19 pontos, a rodada de quarta-feira vai definir quem começa jogando em seu estádio e quem decide o mata-mata em casa. No meio de semana, enquanto a Macaca recebe o Verdão, o Peixe encara o Novorizontino na Vila Belmiro.

O único confronto 100% definido - ou seja, já com a ordem dos mandos de jogo - é o do Grupo C: o Palmeiras visita o Novorizontino no próximo fim de semana e fecha o playoff no Pacaembu sete dias depois, já que o Allianz Parque estará indisponível para que seu gramado seja trocado.

No Grupo A, as coisas já estão praticamente decididas. O Corinthians já sabe que terminará a fase de grupos na liderança da competição e que decidirá as quartas de final em casa. O Timão recebe o Linense na última rodada. O Botafogo, com 16 pontos e saldo positivo de três gols, recebe a Ferroviária. E o Ituano, com 13 pontos e saldo negativo de um gol, recebe o Red Bull em busca de uma improvável classificação.

Por fim, no grupo B, já se sabe que Linense e São Paulo estão classificados. Os dois clubes têm 17 pontos, mas o do interior, que visita o Corinthians na última rodada, tem cinco vitórias. O Tricolor, por sua vez, tem quatro triunfos, e fecha sua participação na fase de grupos em visita ao São Bernardo.

Os pontos dos jogos das quartas de final serão contados na definição dos confrontos da semifinal, quando o melhor classificado enfrentará o pior dos quatro. O mesmo vale para a final.