Topo

Dérbi centenário: Corinthians recebe ex-presidente palmeirense em debate

05/04/2017 17h53

O Corinthians promoverá na noite desta quinta-feira um debate público sobre a história do clássico contra o Palmeiras. O evento será às 19h30, teatro do Parque São Jorge, sede do Timão, e contará com a presença do ex-presidente alviverde Luiz Gonzaga Belluzzo. A entrada é franca.

O encontro é organizado pelo NECO (Núcleo de Estudos do Corinthians) e tem como motivação o centenário do Dérbi em 2017.

O objetivo da reunião é tratar da formação histórica dos clubes e de suas torcidas, e a influência dos rivais na sociedade paulista e brasileira. As duas agremiações já foram próximas, dividindo ídolos e setores importantes da comunidade ítalo-brasileira.

Segundo o NECO, "os estudiosos mostrarão convergências e divergências na construção das duas entidades, representantes no esporte das transformações sociais constituídas a partir do processo de industrialização e urbanização do Brasil."

Além de Belluzzo, que é doutor em História e professor titular de Economia da Unicamp, o evento contará também com a presença de Plinio Labriola, mestre e doutor em História pela PUC-SP, especialista na história social do futebol e do esporte.