Topo

Torneio infantil reúne 3 mil crianças e 214 equipes do Brasil e do mundo

08/04/2017 09h00

Tem início neste domingo, o Go Cup, maior torneio de futebol infantil do Brasil chega, em 2017, à sua 4ª edição com números impressionantes e recorde de participantes: são quase 3 mil atletas inscritos, cerca de 80 clubes e 214 equipes, representando 13 países do mundo inteiro.

Os jogos serão realizados a partir deste domingo até 14 de abril em Aparecida de Goiânia (GO), no Complexo Fut Arte, um espaço com 35 campos de futebol em um dos maiores complexos esportivos para essa modalidade no país. As finais serão realizadas no dia 15, no estádio Serrinha, em Goiânia.

- Desde o começo o evento foi pensado no conceito de qualidade para dar exemplo aos filhos. Relacionar culturas, fugir do preconceito e do racismo, envolver crianças de raças, cores e culturas diferentes são mensagens do Go Cup - afirma Roberto Faria, idealizador do evento.

O torneio foi criado em 2014, após o filho de Roberto participar de um torneio cujo campo estava cheio de buracos, os horários não eram cumpridos e não havia sequer vestiários para os times se arrumarem.

- Faltava o exemplo, queria que meu filho tivesse bons exemplos, pois o esporte é fundamental na educação das crianças - relembrou.

Com a insatisfação, o empresário juntou-se a dois outros pais, João Filipe Carvalho e Leandro Trotta, e assim criaram o Go Cup.

Em 2017, Palmeiras, Santos e São Paulo, Botafogo, Fluminense e Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Sport são alguns dos nomes de peso que representarão o país. De fora, virão Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR) e Sporting (POR), Estudiantes de La Plata (ARG), Peñarol (URU), Colo Colo (CHI), Alianza Lima (PER), Atlético Nacional (COL), o atual campeão da Copa Libertadores, Independiente Del Valle (EQU), vice da Libertadores, e Toluca (MEX), entre outros. Ao todo, 18 equipes de 13 diferentes países do mundo estarão no torneio.

- O Go Cup é muito mais que um campeonato. O evento é para todos, de entretenimento familiar. Uma experiência única com crianças do mundo inteiro, que ainda inclui o torneio de futebol. Sempre produzimos pins com os escudos dos times, para que as crianças troquem entre si, promovendo a interação entre elas. Incentivamos a troca de experiências entre as equipes das mais variadas culturas - ressalta Roberto.

São esperadas cerca de 50 mil pessoas no evento, não incluindo a Cerimônia de Abertura e as finais. Além do torneio para as crianças, o Go Cup tem diversas atrações para os pais, familiares e amigos dos pequenos atletas.Vale lembrar que toda área é fechada, com entrada para pessoas credenciadas apenas.

Sobre o Go Cup

Os torneios do Go Cup são disputados no formato de Futebol 7 e divididos em categorias em função da idade dos atletas, que vão do sub-7 (para crianças nascidas em 2011 e 2010) ao sub-12 (nascidos em 2006 e 2005), passando pelo sub-8 (nascidos em 2010 e 2009), sub-9 (nascidos em 2009 e 2008), sub-10 (nascidos em 2008 e 2007) e sub-11 (nascidos em 2007 e 2006).

Todas as categorias se dividem em três campeonatos, com 1ª fase classificatória, em que se determina o índice técnico dos participantes. Com isso, as equipes são dividas em três séries - ouro, prata e bronze. As finais de sábado têm, portanto, três campeões em cada categoria, com um total de 18 campeões e vices.

Aberto a todos os clubes, escolas e times infantis do país e do exterior, o Go Cup é um torneio totalmente pensado e voltado para crianças, desde o tamanho do campo e das traves, até a programação dos jogos, sempre diurnos. O objetivo principal não é formar atletas, mas sim educar as crianças. Por isso não há cartão vermelho, mas sim o azul, em que o atleta fica fora por um curto período para refletir sobre sua jogada perigosa, e todos se cumprimentam no início e no fim das partidas. As equipes são mistas, com meninas e meninos jogando juntos.