Topo

'Donatti pode brigar pela titularidade com Rafael Vaz'

11/04/2017 10h22

Demorou, mas Donatti conseguiu uma oportunidade entre os titulares do Flamengo e não deixou a desejar. No empate sem gols com o Vasco, pela semifinal da Taça Rio, no último sábado, o técnico Zé Ricardo colocou o zagueiro no lugar de Rafael Vaz, que não chegou a ser relacionado. Apesar de ter arrancado elogios do técnico, Donatti ainda não é certeza para a partida desta quarta-feira, contra o Atlético-PR.

O argentino chegou ao Rubro Negro em julho de 2016, após meses de negociações. Inicialmente o que deixou o Flamengo perto de desistir da contratação foi o alto preço imposto pelo Rosario Central (ARG). Entretanto, o valor de R$ 5 milhões foi pago e o clube passou a ter 100% dos direitos do atleta durante três temporadas.

O início foi complicado. Muricy Ramalho, técnico no período, não foi convencido pelo jogador. Para ele, Donatti era mais rebatedor e tinha poucas saídas com a bola. A preferência do treinador era por um zagueiro com que saísse jogando. Assim, Donatti ficou perto de deixar o clube no final de 2016, após atuar por apenas 215 minutos desde a sua chegada.

A situação mudou com a chegada de Zé Ricardo. O técnico passou a dar oportunidades ao jogador. Entretanto, talvez a mais importante tenha sido está do último sábado. Contra o Vasco, Donatti teve atuação segura durante toda a partida, conquistou elogios do comandante e pode estar iniciando uma briga com Rafael Vaz pela vaga titular.

Athirson, lateral do Flamengo entre 1996 e início dos anos 2000, acredita que Donatti tem condição de assumir uma vaga titular, mas ainda precisa adquirir mais ritmo de jogo.

- O Donatti tem potencial para ser titular. É um jogador que foi contratado por ter qualidade e condição física boa. É experiente e conhece bem Libertadores, o que vai ajudar o time. Acho que ele pode brigar pela titularidade com o Rafael Vaz. Precisa dar continuidade no trabalho dele e adquirir ritmo de jogo, aprender mais sobre o estilo de jogo do Flamengo para que ele possa crescer e evoluir cada vez mais. Condição para ser titular, o Donatti tem, só precisa pegar confiança e bagagem para melhorar seu trabalho e conseguir mais oportunidades.

Segundo Otavio Oliveira, do 'Papo com Boleiro', Donatti merece ser zagueiro titular a partir de agora, principalmente por sua experiência.

- Donatti é um zagueiro de um nível superior ao Rafael Vaz. Sofreu um pouco para se adaptar ao futebol brasileiro e coincidiu com a "boa fase" do Vaz. Mas era notório que a titularidade viria com uma questão de tempo e, hoje merece ser titular da zaga do Flamengo... O Flamengo precisa de uma zaga experiente para a sequência da Libertadores, Rever e Donatti, suprem essa necessidade.