Mattos reclama da arbitragem e detona Peñarol: 'Vai chorar em casa'

O Palmeiras venceu por 3 a 2, mas Alexandre Mattos deixou o Allianz Parque muito irritado com o Peñarol e com a arbitragem do equatoriano Roddy Zambrano.

- Eles não são treinados para jogar bola, são treinados para xingar, para cair no chão. A gente tem que superar isso, não é um time de futebol que a gente tem que superar. Não podemos generalizar, porque ano passado o Atlético Nacional deu aula de futebol, ganhou no campo. Alguns, como esse time aqui, vêm para isso, para xingar de negro. Aí tomou gol aos 54 e vai chorar em casa - disparou o dirigente, que acusou o técnico Leonardo Ramos de usar uma artimanha pouco usual para ganhar tempo:

- O treinador deles falou de propósito o número errado na substituição para depois mudar e atrasar mais um minuto. Eu nunca vi isso na minha vida. Por isso que toma gol aos 54 do segundo tempo. Isso não é coisa pequena, não. É pequena, pequena, pequena.

Mattos também falou sobre as acusações que Felipe Melo fez a Gastón Rodríguez, que teria proferido ofensas racistas. Segundo ele, o clube tomará providências se o jogador desejar, mas o próprio Felipe aceitou os pedidos de desculpas do uruguaio no vestiário e disse que o caso está encerrado.

- Eu não vi, não conversei com ele. O nosso fisioterapeuta me falou que foi com o Jailson também. Eles não vão jogar bola nunca. Por isso que o futebol sul-americano nunca vai ser parecido com o da Europa. Eles não se preocupam com a tática, eles se preocupam em xingar de negro, dar porrada. A gente vai conversar. Se quiser tomar providência, a gente toma. Infelizmente é um problema mundial, a gente vê na Europa, nos Estados Unidos, em todo lugar - comentou Mattos.

Bronca com a arbitragem:

Mattos considera que a arbitragem de Roddy Zambrano foi desastrosa. Ele reclamou da expulsão de Dudu, que se irritou após ser impedido por um adversário de cobrar uma falta, reclamou, levou amarelo, aplaudiu e recebeu o vermelho na sequência.

- Ganhamos, mas não tem como a gente não falar como a arbitragem é lamentável. Se a gente for pontuar lances, vamos falar do jogo todo, inclusive contra o Peñarol também. Lamentável. O Dudu foi expulso, o juiz fez aquela lambança, aquela confusão toda. Lamentável como ele irrita, como incomoda. Olhando de fora, deu para ver claramente o uruguaio ali treinadinho, irritando o Dudu, irritando, irritando, ele pedindo para bater a falta, o juiz não toma providência, o bandeira não toma providência...

O diretor de futebol disse que o Palmeiras fará uma reclamação formal, mas não acredita que terá algum efeito.

- O processo, no Brasil, é muito bem feito. E temos de parabenizar. Quando acontece erro de arbitragem, conseguimos fazer a reclamação educadamente. Você manda o DVD, tem resposta... A Conmebol não informa nada. Por exemplo, teve a expulsão do Dudu e a gente não sabe o que vai acontecer. Reúnem quatro, cinco caras lá e decidem: 'Vamos tirar ele de quatro jogos, vamos tirar de nenhum...'. A gente vai mandar? Vai. Vamos procurar amanhã a Federação Paulista, que com certeza vai mandar para a CBF, é muito organizado. O problema é lá. Lá é uma bagunça.

- Já que a Conmebol proíbe tanta coisa, proíbe que coloque placa do Allianz Parque, proíbe propaganda no telão, proíbe que a gente use colete da Crefisa e da FAM, ela tem que dar o mínimo de condição para nós. Isso é lamentável, ficou nos devendo - acrescentou.

O próximo jogo do Verdão na Libertadores é justamente contra o Peñarol, dessa vez em Montevidéu, no dia 26. Mattos espera que o tratamento recebido pela delegação brasileira seja bom:

- Com certeza o Palmeiras vai se preparar mentalmente e tomar todas as providências para a nossa segurança no jogo no Uruguai. Aliás, diga-se de passagem, eles foram muito bem tratados aqui. Chegaram no Allianz, não podia treinar aqui, e pedimos pelo amor de Deus para a administradora deixar. Treinaram, não teve nenhum problema de segurança. Aliás, sempre colocamos 50 seguranças para o adversário aqui. Esperamos ser bem recebidos lá e que eles queiram jogar bola. Se ganhar na bola, parabéns, a gente sabe perder.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos