Topo

'É um absurdo o STF ter de resolver o BR-87 diante de tantas situações no país'

17/04/2017 17h21

A arrastada novela em torno da legitimidade do título brasileiro de 1987 parará novamente nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira. O órgão analisará o recurso do Flamengo para que a CBF o considere campeão nacional, enquanto o Sport exige ser o verdadeiro vencedor da temporada.

Colunista do LANCE!, Eduardo Tironi lamenta que a situação tenha ganhado uma dimensão além da esfera desportiva:

- É um absurdo o STF ter de resolver a questão, com a quantidade de coisas bem mais importantes para decidir no país. É um contrassenso dar importância para o "menos importante" no Brasil.

O jornalista avalia sobre quem deve comemorar:

- Cada torcedor deve considerar campeão quem ele acha que é. E, sinceramente, deixem o STF resolver coisas que importam realmente. Para mim, o Flamengo é o campeão, e isso não vale muito.

João Carlos Assumpção diz que a confusão em torno do título brasileiro de 1987 reflete a fogueira de vaidades entre os clubes:

- Quem acompanhou a Copa União de 1987 sabe que aquele foi o verdadeiro Brasileiro, vencido pelo Flamengo. Mas esta confusão em relação existe 30 anos depois por qual motivo? Os clubes são desunidos e cada um pensa apenas no seu próprio umbigo.

O colunista do LANCE! faz duras críticas à atitude do São Paulo:

- Deveria ter a nobreza de deixar a famosa "Taça das Bolinhas" com o Flamengo, ainda mais quando foi presidido por Carlos Miguel Aidar. Mas não, pensou pequeno. Já a CBF aproveita este vácuo de poder parar dizer que quem manda é ela.

Assumpção ainda avalia a postura que o Sport deve ter diante do assunto:

- Pode até se considerar campeão brasileiro, mas não foi da Copa União, que era o verdadeiro Brasileirão. Caso queiram dividir o título, tudo bem, embora creia que a Justiça deixe mesmo com o clube pernambucano. Nossa Justiça é tortuosa. Mas viu a Copa União sabe que ela reuniu a maior parte da elite do futebol nacional, e o mais justo era o Flamengo vencer.