Topo

Barça pode se apoiar em grandes viradas contra campeões da Liga; lembre

Manu Fernandez/AP Photo
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

18/04/2017 15h41

O dia 8 de março de 2017 ficará marcado para sempre na história do futebol mundial. No Camp Nou, o Barcelona alcançou a épica "remontada" sobre o Paris Saint-Germain, na virada que tornou-se a maior da história na Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, o clube catalão tem outro imenso desafio. Ainda que a vitória necessária seja por menos bolas na rede, os comandados de Luis Enrique também precisam superar a tradição da Juventus.

Logo após o 3 a 0 da Velha Senhora na ida das quartas de final, muito se falou, principalmente nas redes sociais, que a "Juventus não é o PSG". A frase está diretamente ligada ao peso da camisa italiana, que se dá o luxo de estampar dois canecos de Champions (temporadas 1984/85 e 1995/96).

Além da tradição, a Juventus conta com outro trunfo para segurar o ímpeto blaugrana: a solidez defensiva. Nesta Liga dos Campeões, por exemplo, o time de Massimiliano Allegri levou apenas dois gols em nove partidas - ambos na fase de grupos.

Do outro lado, Luis Enrique já externou a sua ampla confiança na classificação às semifinais. Para lutar pelo triunfo, contará com o badalado trio MSN na frente, que tem poder de decisão como nenhum outro ataque no mundo. Na preleção para o duelo, Lucho pode recuar alguns anos no tempo e abordar dois fabulosos jogos como um fator motivacional: contra o Chelsea em 1999/00, e diante do Milan em 2012/13.

O LANCE! lembra detalhes de ambas partidas, que têm contundentes viradas do Barcelona sobre vencedores da Champions em comum, ou seja, justamente o que precisa neste dia 19. Confira:

BARCELONA X CHELSEA - 1999/2000

Contra o Chelsea, na temporada 1999/00, o Barcelona impactou o mundo do futebol ao derrotar o time londrino, que não tinha ainda o suporte financeiro que possui hoje. Pelas quartas de final, os Blues dominaram no Stamford Bridge e foram à Espanha com um 3 a 1 na bagagem.

Na volta, no entanto, tudo desandou para os ingleses. Com show de Rivaldo, que marcou duas vezes, o Barça devolveu o placar, levando o duelo para a prorrogação. No tempo extra, fez 5 a 1 e saiu de campo com a vaga à próxima fase.

BARCELONA X MILAN - 2012/13

Numa das oitavas da Liga dos Campeões de 2012/13, o Barcelona alcançou um feito inédito até então. Após perder na ida por 2 a 0 para o Milan, o clube blaugrana aproveitou o fator casa e, na volta, venceu por 4 a 0.

Já consolidado como astro, Messi brilhou, levando o Barça a se tornar o primeiro time a virar depois de dois gols de desvantagem sem marcar fora.