Topo

Com mais pegada, Vasco se torna líder de desarmes no Carioca

Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Imagem: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

21/04/2017 10h00

No começo do ano, uma das críticas que o Vasco recebia era a falta de pegada na marcação, principalmente no meio-campo. Com isso, a defesa ficava exposta e acabava sofrendo muitos gols. Porém, o time mudou de postura com a chegada do técnico Milton Mendes e a situação agora é outra, apresentando mais entrega. O Cruz-Maltino é a equipe com mais desarmes no Campeonato Carioca, o que reflete em seu crescimento na competição.

De acordo com números do site 'Footstats', o Vasco lidera a lista das equipes com mais desarmes no Estadual com 205. Além disso, o Cruz-Maltino tem os dois maiores ladrões de bola do campeonato. O líder é o volante Jean, que tem 33 desarmes. Logo em seguida vem o zagueiro Rodrigo, com 23.

A melhora na marcação passa muito pelas atuações de Jean. Ele chegou ao clube no começo de fevereiro e preencheu uma lacuna no elenco, que não tinha um primeiro volante de origem, já que Marcelo Mattos ainda se recupera de lesão no joelho. Com muita raça em campo, rapidamente o jogador se firmou como titular e se destacou pelos desarmes.

"É bom ver essas estatísticas assim porque você vê que está caminhando no propósito certo. No Paraná eu fui o maior ladrão de bolas no campeonato, na Série B também eu fui bem em desarmes. Graças a Deus em relação a desarmes eu tenho evoluído bastante", comenta Jean, que dividiu o mérito na evolução da marcação com todos da equipe.

"Acho que o sucesso defensivo do grupo não se deve a um só. Uma boa defesa passa por um grande goleiro, pelos laterais que sabem fechar e apoiar ao mesmo tempo, os zagueiros que são firmes, dois volantes que conseguem fechar ali. Enfim, acho que nosso time se encaixou bem ali na defesa e cada um fazendo a sua função certinho começou a chamar a atenção - completou.

Os números comprovam que o volante tem razão. O time de Milton Mendes ainda tem mais três jogadores entre os 10 primeiros no ranking de desarmes: Henrique em 6º lugar, com 18; Nenê na 7ª colocação, com 17; e Douglas na 9ª colocação, com 16. Com mais pegada, a equipe sofreu apenas dois gols nos últimos sete jogos.