Topo

Ex-presidente da federação da Costa Rica é banido pela Fifa por corrupção

21/04/2017 14h20

Nesta sexta-feira, o Comitê de Ética da Fifa decidiu banir o ex-presidente da Federação Costarriquenha de Futebol (FCF), Eduardo Li, de todas as atividades relacionadas ao futebol para sempre. O motivo é seu envolvimento no esquema de corrupção que havia na entidade.

Li, de 57 anos, foi preso na Suíça em 2015 e está entre as dezenas de ex-dirigentes que acabaram detidos a pedido da justiça dos Estados Unidos por uma série de acusações de corrupção. José Maria Marin, ex-presidente da CBF, está entre eles.

O Comitê de Ética tinha aberto uma investigação contra Eduardo Li logo após a sua prisão, em maio de 2015, quando foram detidos os sete primeiros dirigentes. Ele foi acusado de associação criminosa para extorsão e fraude, além de ter usado sua influência com as empresas privadas quanto à revenda de direitos de televisão da seleção do seu país.

- O Senhor Li é culpado de infringir os artigos 13 (regras gerais de conduta), 15 (lealdade), 18 (obrigação de denunciar, cooperar e prestar contas), 19 (conflito de interesses) e 21 (suborno e corrupção) do Código Ético da FIFA. Como consequência, o dirigente está banido para sempre de todas as atividades relacionadas ao futebol (administrativas, desportivas ou de outra índole) no âmbito nacional ou internacional - diz o comunicado oficial.