Topo

Polícia alemã diz que ataque a ônibus teve motivos financeiros

21/04/2017 12h54

A polícia alemã deteve nesta sexta-feira um suspeito de autoria do atentado contra o ônibus do Borussia Dortmund, no última 11 de abril, horas antes do confronto com o Monaco, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. De acordo com um comunicado emitido pela Procuradoria Federal da Alemanha, o indivíduo tem 28 anos. O motivo para o ataque seriam problemas financeiros.

No próprio dia 11, Sergej W comprou ações do clube e fez um seguro, que previa compensação financeira em caso de queda brusca no valor. Se a tragédia tomasse proporções maiores, o preço cairia consideravelmente e, por isso, ele teria direito a uma grande quantia.

Segundo a imprensa alemã, ele comprou 15 mil ações, no valor de 65,3 mil euros (R$ 219,4 mil). Se houvesse morte de algum jogador ou de alguma pessoa que estivesse a bordo, ele poderia receber até 4 milhões de euros (R$ 13,4 milhões).

Ele é acusado também de deixar para trás várias cópias de uma carta falsificada para tentar jogar a autoria do atentado para grupos islâmicos e classificá-lo como terrorista.

O Borussia Dortmund se encaminhava para o Signal Iduna Park quando três explosões ocorreram perto do ônibus do clube. Por sorte, apenas uma atingiu o veículo, deixando ferido o zagueiro Bartra, que passou por cirurgia no braço e está em recuperação. A partida contra o Monaco acabou adiada para o dia seguinte e foi vencida pelos Monegascos por 3 a 2.