Topo

Corinthians empata com o São Paulo na Arena e vai à final do Paulistão

23/04/2017 18h06

O que é necessário para uma "festa na favela" corintiana? Eliminar um rival? Arena lotada? Classificação à final? Mesmo sem vitória alvinegra, teve tudo isso e mais um pouco na tarde deste domingo, em Itaquera. No dia do padroeiro São Jorge, o Timão empatou com o São Paulo em 1 a 1 e garantiu classificação para decisão do Campeonato Paulista. O adversário na busca pelo título será a Ponte Preta, como há 40 anos, quando o clube de Parque São Jorge acabou com uma fila de 23 anos.

Esta, porém, não é a única história que se repete. Assim como nos outros quatro clássicos do Corinthians na temporada, Jô foi protagonista. Nos acréscimos do primeiro tempo, o atacante balançou a rede, mantendo a média de um gol por jogo contra rivais em 2017.

O tento saiu em lance polêmico. O camisa 7 recebeu cruzamento de Jadson em impedimento e finalizou sem chances para Renan Ribeiro. Os alvinegros, porém, alegam que a bola desviou em Pratto, o que validaria a jogada.

Os tricolores podem até questionar a arbitragem, mas não dá para reclamar de má sorte. Assim como foi no Morumbi, na última semana, quando perdeu por 2 a 0, o São Paulo não teve boa atuação. Mesmo com mais posse de bola, a equipe comandada por Rogério Ceni teve dificuldades para criar. Principais responsáveis pela criação, Cícero e Cueva estiveram apagados e não conseguiram municiar Pratto e Gilberto, que começaram juntos como titulares pela primeira vez.

O Timão esperou o rival, controlou a partida e ainda levou perigo em contra-ataques, como em cabeçada de perigosa de Pablo e chute na trave de Romero.

No segundo tempo, em vantagem, o Corinthians controlou o jogo e os nervos. O São Paulo teve dificuldades com ambos. Na bola, Pratto empatou, mas não foi suficiente. Na raça, Thiago Mendes passou do ponto e acabou expulso, aos 41 minutos do segundo tempo, após carrinho em Léo Jabá.

Era o que faltava para os mais de 43 mil corintianos puxarem os coros de "eliminado" e "olé". Os aplausos no fim só reforçaram a mensagem da Fiel ao time exibida em mosaico nas arquibancadas antes de a bola rolar: "tu és orgulho!"

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 1 SÃO PAULO

Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)

Data-Hora: 23/4/2017 - 16h

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani (SP)

(RJ)

Público/renda: 43.008 pagantes/ R$ 2.667.936,30

Cartões amarelos: Rodriguinho, Guilherme Arana, Léo Jabáe Jadson (COR): Wesley e Chavez (SAO)

Cartões vermelhos: Thiago Mendes (SAO)

Gols: Jõ 46'/1ºt (1-0); Pratto 36'/2ºt (1-1)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana (Moisés 34'/2º T); Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (Léo Jabá 31'/2ºT); Jô (Kazim 38'/2ºT) . Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Renan Ribeiro, Wesley, Maicon, Rodrigo Caio e Juniorr Tavares (Luiz Araújo 11'/2ºT); Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva (Thomaz 24'/2ºT), Gilberto (Chavez 11'/2ºT) e Pratto. Técnico: Rogério Ceni