Relembre atuações dos pequenos nas finais dos principais estaduais

Novo Hamburgo chegou à final do Campeonato Gaúcho e vai encarar o Internacional. A última vez que um time que não está entre os grandes da competição realizou o mesmo feito foi em 2005, quando o 15 de Novembro teve a melhor campanha do Grupo A durante a segunda fase e disputou a final também com o Internacional.

Relembre outras vezes que times menores disputaram a final dos estaduais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

CAMPEONATO CARIOCA

2002 - O Americano foi campeão da Taça Guanabara e da Taça Rio. Ambos títulos foram seus primeiros no Estadual. Na fase final do Campeonato Carioca, o Fluminense foi campeão e o Americano, que foi melhor durante todo o torneio, ficou apenas com a medalha de prata, após perder as duas partidas finais para o Fluminense (2 a 0 e 3 a 1).

2005 - Volta Redonda e Americano disputaram a final da Taça Guanabara nos pênaltis e o Voltaço levou a melhor por 3 a 0. O Volta Redonda chegou à final do Estadual naquele ano. Na primeira partida, venceu o Fluminense por 4 a 3, mas na volta perdeu por 3 a 1. Sendo assim, o Fluminense foi campeão e o Voltaço ficou com o vice.

2006 - A final da Taça Rio foi feita por Americano e Madureira. O Madureira venceu por 1 a 0 e garantiu o caneco nos pênaltis. Na terceira fase, Madureira e Botafogo encerraram o Estadual e o Botafogo venceu por 3 a 1, deixando o Madureira com o vice.

CAMPEONATO PAULISTA

2002 - O Ituano foi campeão paulista em 2002. Nos pontos corridos, o time ficou apenas um ponto à frente do União São José. Naquele ano, o torneio não foi disputado pelos times grandes.

2004 - A final foi disputada entre São Caetano e Paulista. O São Caetano conquistou seu primeiro título ao bater o adversário por 3 a 1 no primeiro jogo e por 2 a 0 no segundo.

2007 - Santos e São Caetano fizeram a final do Paulistão. O São Caetano venceu a primeira partida por 2 a 0 e na volta o Peixe venceu com o mesmo resultado. O empate deu à conquista ao Santos, por ter a melhor campanha durante a primeira fase.

2010 - Santos sagrou-se campeão após vencer o Santo André por 3 a 2 na partida de ida e perder pelo mesmo resultado na volta. Como o jogo de ida foi disputado no Pacaembu e o time havia terminado em melhor posição na fase anterior, o troféu caiu nas mãos do Peixe.

2012 - Guarani e Santos se enfrentaram na final do Campeonato Paulista e o Santos venceu os dois jogos. No primeiro, levou a melhor por 3 a 0 e no segundo, por 4 a 2.

2014 - Pela segunda vez o Ituano foi campeão paulista, porém, em 2014 foi entre os times grandes. Na partida de ida, o Ituano venceu por 1 a 0 e o Santos venceu a segunda pelo mesmo placar. Nos pênaltis o Ituano derrubou o Peixe e levou a segunda taça de campeão paulista para casa.

2016 - Santos e Audax chegaram à final do Campeonato Paulista. A primeira partida terminou empatada em 1 a 1, mas o Santos venceu a segunda por 1 a 0 e sagrou-se campeão.

CAMPEONATO MINEIRO

2002 - Nesta edição do Mineiro, Cruzeiro, Atlético e América não participaram. A decisão final ficou entre Caldense e Ipatinga. Caldense ficou na primeira colocação geral e levantou o caneco pela primeira vez.

2003 - UTR e Cruzeiro disputaram a taça e a Raposa garantiu seu 31º título ao bater o adversário por 4 a 0 no placar final.

2005 - Ipatinga e Cruzeiro disputaram a final do Campeonato Mineiro de 2005. Na partida de ida, os times empataram em 1 a 1. Já na volta, o Ipatinga venceu por 2 a 1 e conquistou o título

2006 - No ano seguinte, a partida final se repetiu. Novamente os times empataram em 1 a 1, mas na volta foi a Raposa que venceu por 1 a 0 e garantiu seu 33º título

2010 - Ipatinga e Atlético-MG decidiram a final. No primeiro jogo o Galo venceu por 3 a 2, e no segundo, novamente garantiu vitória. Dessa vez por 2 a 0, sagrando-se campeão pela 40ª vez

2015 - Caldense e Atlético-MG empataram na primeira partida da decisão em 0 a 0. Na volta, o Galo venceu por 2 a 1 e levantou sua 43ª taça de campeão mineiro.

CAMPEONATO GAÚCHO

2002 - Internacional e 15 de Novembro disputaram a segunda taça do século. Na primeira partida, o Inter venceu por 3 a 2 e na segunda, bateu o adversário por 2 a 0, conquistando seu 34º título.

2003 - A final do ano seguinte terminou com a mesma disputa. Na primeira, o Inter garantiu vitória por 2 a 0 e na segunda bateu o adversário por 1 a 0, conquistando seu 35º título.

2004 - Internacional e Ulbra foram à final e o Inter garantiu a vitória por 2 a 1. Como a disputa foi realizada em chave única, o Ulbra não teve chance para virar o placar e o Inter foi campeão pela 36ª vez.

2005 - A final de 2005 foi disputada entre Internacional e 15 de Novembro. Mais uma vez o Inter levou a melhor só que nos pênaltis. O Novembro que foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, venceu a partida de volta pelo mesmo placar. Na prorrogação, o Inter fez 2 a 1 (4 a 3).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos