Topo

Barcelona terá Neymar no dérbi da Catalunha; Real pega o Valencia

Reuters / Sergio Perez
Imagem: Reuters / Sergio Perez

28/04/2017 19h23

A Catalunha estará em festa neste sábado. Às 15h45 (de Brasília), o Barcelona visita o Espanyol no dérbi da região, válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. O duelo marcará a volta de Neymar, que ficou suspenso por três jogos por causa da expulsão diante do Málaga.

O Barcelona tem os mesmos 78 pontos do Real Madrid, mas leva vantagem nos critérios de desempate. No entanto, os Merengues têm um jogo a menos.

Em entrevista coletiva, o técnico Luis Enrique afirmou que o brasileiro está pronto para retornar ao time. O comandante comentou que vê Neymar 'controlado', apesar do cartão vermelho e os aplausos irônicos à arbitragem, que geraram à punição.

"É especialista em aguentar estas situações. Se há um jogador que recebe faltas é Neymar. Ainda assim, foi expulso poucas vezes. Será vital para nós. Ele está preparado para jogar."

Os catalães não sentiram tanto a falta do camisa 11. Nos três jogos sem Neymar, o Barcelona venceu todos, marcando 13 gols. Messi foi o grande destaque deste período, balançando as redes em seis oportunidades, duas delas no clássico diante do Real Madrid.

Por outro lado, Suárez não marca há cinco partidas com a camisa do Barcelona. Mas Lucho defendeu o uruguaio.

"Não estou preocupado porque não se deveria julgá-lo só pelos seus gols, mas pelo seu jogo em geral e os gols que ele ajuda a criar. E julgar um jogador por ele ter feito gols ou não em um número tão pequeno de jogos é uma trivialidade."

Sobre o dérbi da Catalunha, Luis Enrique admitiu que a partida é especial por se tratar de um clássico.

"O fato de ser um dérbi implica que é uma partida especial. Além da classificação e dos objetivos, será de intensidade máxima. Nesta altura, todas as partidas são chaves. Foi a do Bernabéu contra o Real porque é um rival direto, mas também o de quarta e esta agora"

Se terá Neymar de volta, Luis Enrique não poderá contar com Iniesta. O meia não treinou nesta sexta-feira por causa de uma sobrecarga muscular no adutor do músculo da perna direita.

REAL MADRID RECEBE O VALENCIA

Às 11h15 (de Brasília) deste sábado, o Real Madrid recebe no Santiago Bernabéu o Valencia. A equipe vem de goleada sobre o Deportivo La Coruña, por 6 a 2, com o time reserva, em show de Isco e James Rodríguez.

O técnico Zinedine Zidane não confirmou o time que irá a campo contra o Valencia. Bale e Pepe, lesionados, e Varane não foram relacionados.

O bom desempenho dos reservas foi muito abordado na entrevista coletiva do treinador nesta sexta-feira. Ele deixou claro a dificuldade de fazer rodízio no elenco merengue, mas negou que os jogadores estejam divididos em equipe A ou B.

"Eu não creio que seja injusto, mas ao contrário. Tenho um respeito imenso por meus jogadores, mas tenho que escolher. Há outros clubes em que os reservas não jogam nem um minuto ou jogam só quando o treinador precisa. Para mim, sempre estará o grupo, e todos são importantes. Logo, tenho que escolher 11, e podem pensar que há jogos que sempre jogam os mesmos. Como vocês dizem, time A e B, mas para mim não é assim.”

A carreira de Zidane como treinador é nova. Ele está no comando do Real Madrid desde janeiro do ano passado. Por causa disso, demorou a entender como funciona o esquema de rodízio de jogadores, que vem se tornando cada vez mais comum nos principais times europeus. O francês afirmou não ser corajoso optar por mesclar seus atletas ao fim da temporada.

"Não sou mais corajoso que os outros. É o meu pensamento. Não sou a pessoa que vai deixar no banco Cristiano ou Bale. Às vezes, discutimos com os jogadores. Tento explicar meu pensamento, e avançamos todos juntos. Temos a mesma ideia. Você tem que fazer o jogador entender que este é o caminho. E quando os jogadores estão contigo, é fenomenal."

TODOS OS JOGOS DA RODADA

SEXTA-FEIRA

Villarreal 3 x 1 Sporting Gijón

SÁBADO

Real Sociedad x Granada

Real Madrid x Valencia

Las Palmas x Atlético de Madrid

Espanyol x Barcelona

DOMINGO

Osasuna x Deportivo La Coruña

Betis x Alavés

Eibar x Leganés

Celta de Vigo x Athletic Bilbao

SEGUNDA-FEIRA

Málaga x Sevilla