Topo

Renan Ribeiro se firma no São Paulo e destaca disputa por vaga no gol

Renan Ribeiro foi um dos destaques do São Paulo no empate contra o Ituano - Marcello Zambrana/AGIF
Renan Ribeiro foi um dos destaques do São Paulo no empate contra o Ituano Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

01/05/2017 15h32

O goleiro Renan Ribeiro se firmou no gol do São Paulo. Prova disso é que nesta segunda-feira ele fez algo que não fazia desde que chegou ao clube: foi o entrevistado do dia na sala de imprensa do CT da Barra Funda. A outra vez que isso aconteceu foi em 2013, na entrevista de apresentação.

Estou no meu sétimo jogo esse ano. Em 2015 eu tive nove partidas consecutivas, também fiz bons jogos. Encaro como uma sequência muito importante para mim. Fico feliz em ter essa oportunidade, esse retorno do Rogério como treinador. O que posso fazer é aproveitar todos esses momentos para passar confiança", afirmou o goleiro.

"Eu tinha vindo quando cheguei no São Paulo, há quatro anos. Feliz de estar aqui com vocês (jornalistas). Espero estar mais vezes aqui ajudando vocês (risos)", completou Renan, sobre a entrevista.

Renan terminou as duas competições do primeiro semestre (Paulista e Copa do Brasil) como titular de Rogério Ceni. Foram nove jogos no ano, sendo sete consecutivos. Esteve nos jogos decisivos do Estadual e da competição nacional. E acabou recebendo elogios até de Sidão, seu concorrente que iniciou o ano como titular. Renan acredita que a disputa no gol só ajuda o São Paulo. Ele, Denis e Sidão fizeram nove jogos cada no ano.

"Fico feliz de ter o reconhecimento do meu parceiro de trabalho. Excelente goleiro também. Ele teve oportunidade, mas teve a lesão dele. Como eu também tive ano passado. É importante ter grandes goleiros dentro do elenco. Essa semana teve o caso do Inter. A gente não sabe o dia de amanhã, não sabe quem está jogando. Tem de treinar para corresponder quando jogar ", disse Renan, citando o clube gaúcho, que teve três goleiros machucados na semana passada

Nesta segunda-feira, o elenco do São Paulo se reapresentou e Rogério Ceni comandou um treino com portões fechados. O time só volta a jogar no próximo dia 11, contra o Defensa y Justicia (ARG) pelo jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana.

Confira outros trechos da entrevista de Renan Ribeiro, que superou Sidão e Denis e virou titular do São Paulo:

Período sem jogos

Eu prefiro fazer minha recuperação treinando. Quando você treina, você consegue corrigir algumas coisas. Esses dias são importantes, porque tivemos uma sequência muito grande e agora podemos corrigor para evoluir e contrbuir para o São Paulo.

Ceni reduzir elenco

Todos tiveram oportunidade no campo. Só quem não jogou foi o Lucas Perri. O Rogério avaliou bem cada jogador para escolher os 11 que vão ajudar ele e o São Paulo. Todo jogador quer jogar no São Paulo. Um grande clube, uma grande equipe. Todos que estão dentro do elenco tem de fazer o melhor para estar num grande clube como o São Paulo

Pode brigar pelo título do Brasileiro?

A gente tem um elenco muito forte. Pudemos fazer uma grande pré-temporada. São detalhes. Tivemos muita posse de bola. Nos posicionamos muito bem, mas por um detalhe ou outro não chegamos à final. Mas nossa equipe é muito boa, fico feliz pelos jogos que fizemos. Treinamos para ter a posse nas partidas, a gente vem crescendo bem e vamos forte para as duas competições

Rogério técnico dá mais responsabilidade para o goleiro?

Primeiramente fico muito feliz de trabalhar com o Rogério. Desde quando estava fora do São Paulo admiro o trabalho dele, uma referência para mim. Já tenho responsabilidade demais, de estar num clube grande. Só me cabe estar feliz, sou muito grato de trabalhar com o Rogério, e agora como treinador vai ter uma grande carreira também

Escolhas de Ceni

Todos os clubes são assim. Quem tiver melhor vai jogar. No futebol é assim. Essa decisão de quem vai jogar é sempre do treinador, do Rogério. Não cabe a mim. Sou funcionário do clube. Tenho de treinar, fazer meu melhor e acatar as decisões.

Já sentou para renovar contrato?

Não, estou esperando ainda (risos). Quero claro, quem não quer jogar.