Topo

Eletrizante! Ajax goleia o Lyon e fica perto da final da Liga Europa

03/05/2017 15h35

O Ajax deu um passo importante para chegar à final da Liga Europa. Nesta quarta-feira, a equipe holandesa goleou o Lyon por 4 a 1, em Amsterdã, com gols de Traoré (2), Dolberg e Younes. Valbuena descontou para os franceses. O jogo foi muito movimentado e dois goleiros foram bastante exigidos durante todo o duelo.

Agora, os holandeses podem perder por dois gols de diferença, na França, no dia 11 de maio, que avançam à final da competição. Nesta quinta-feira, Celta de Vigo e Manchester United iniciam a outra semifinal.

A Liga Europa normalmente acontece às quintas-feiras, porém, a Uefa atendeu a um pedido do clube holandês para que a partida fosse realizada nesta quarta. No dia 4 de maio, a Holanda comemora o Nationale Dodenherdenking (Dia da Memória), em que são recordados os que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial. Já o dia 5 é o Bevrijdingsdag (Dia da Libertação), comemorando o fim da ocupação nazista no mesmo período.

Em campo, as duas equipes protagonizaram um grande jogo. Em nenhum momento elas abdicaram do ataque e garantiram emoção a todo instante aos torcedores que acompanharam a partida na Johan Cruyff Arena, atual nome do Estádio do Ajax, em homenagem ao ex-jogador.

Quem começou melhor foi o Lyon. O time francês ficou mais no campo de ataque e desperdiçou chances. Mas o Ajax, não. Em sua primeira grande oportunidade, os holandeses abriram o placar com Traoré, escorando cobrança de falta de Ziyech. O segundo não demorou muito a sair. O goleiro Anthony Lopes saiu jogando errado, Traoré tocou de cabeça e Dolberg bateu cruzado para fazer o segundo.

A etapa final foi ainda melhor. Logo com três minutos, Younes recebeu na área e bateu na saída do goleiro. A grande vantagem não fez o Ajax recuar. Muito pelo contrário. A equipe holandesa obrigou Anthony Lopes a grandes defesas. Ao menos cinco no segundo tempo.

Com um pouco menos de intensidade, Onana também trabalhou bem. Mas nada pôde fazer em chute de Valbuena, que pegou rebote da entrada da área e mandou no cantinho.

Até então, o 3 a 1 era um placar considerado magro. Os dois times seguiam desperdiçando oportunidades. Mas em lance que lembrou o grande Ajax da década de 90, que tinha Seedorf, Kluivert, Overmars e companhia, Traoré escorou cruzamento de Ziyech para fazer o quarto.

Por muito pouco o Ajax não chegou ao quinto, sacramento uma goleada daquelas na semifinal da Liga dos Campeões. Na reta final, David Neres foi a campo e criou boa chance. No último lance, Anthony Lopes salvou mais uma vez o Lyon de um massacre ainda maior em Amsterdã.