Amigos de Carille são "4ª força" de torneio e jogam igual ao Corinthians

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Amigos de Carille fizeram time com o nome do treinador

    Amigos de Carille fizeram time com o nome do treinador

A entrada no campeonato foi sob desconfiança, porque o ano anterior foi péssimo e nenhum grande reforço foi contratado. Durante a preparação, o técnico decidiu fazer uma troca no esquema tático e escalou o time no 4-2-3-1, com dois volantes para proteger melhor a defesa e soltar os meias e atacantes. Aos poucos, as coisas foram se ajeitando, entrando no lugar, e as esperanças renasceram. Afinal, era possível fazer um campeonato competitivo e brigar entre os times teoricamente melhores!

Você acho que o assunto era o Corinthians, né? Na verdade, o time de quem eu falo se inspira bastante no Corinthians, mas não é o Corinthians. É o Fábio Carille. Não entendeu nada? Vamos com calma.

Na última sexta-feira, a prefeitura da cidade de Sertãozinho promoveu a abertura da edição de 2017 do "Campeonato de Futebol de Campo Amador" da cidade. Entre várias categorias há a Máster, para jogadores a partir de 39 anos. E entre os 24 clubes que vão disputar a taça há um chamado "Fábio Carille". Sim, um time amador máster de Sertãozinho leva o nome do atual técnico do Corinthians, finalista e favorito ao título do Paulistão neste domingo.

Em visita à cidade de Sertãozinho, a reportagem do LANCE! conheceu melhor o Fábio Carille, que é um time formado por amigos de infância do treinador do Corinthians, planejado durante os churrascos de fim de ano em que o grupo se reúne e que em 2017 disputa pela primeira vez o torneio da cidade. O treinador, aliás, apoia financeiramente o projeto, pede informações no grupo de Whatsapp do time e até dá broncas quando percebe problemas de relacionamento entre jogadores. O "manager", à distância, também tem um homem de confiança como treinador de sua equipe.

Carlos Eduardo Mateus, apelidado de Zanata, é um dos melhores amigos de infância de Carille e hoje técnico do Fábio Carille. Ele usa prancheta para definições táticas, cobra empenho na marcação, mantém o grupo motivado e usa como esquema tático o mesmo 4-2-3-1 que pode fazer o Corinthians campeão estadual no domingo.

"Precisa de um rabo lá atrás, então coloquei outro volante. Imagina eu com quatro meias e um volante só? Não chega, não. Quando o time não é essas coisas você defende primeiro, depois vai pro ataque. Deve ser isso que o Fábio pensou também", brinca Zanata, que considera o Fábio Carille uma espécie de "quarta força" do futebol amador máster de Sertãozinho.

Sim, qualquer semelhança não é mera coincidência.

"Ninguém põe fé no nosso time, não. É nosso primeiro ano, somos o time caçula, mas podemos surpreender porque começamos bem", avisa o treinador, que vê o Juventus, o Grêmio e o São Paulinho como as grandes forças do campeonato, mas estreou diante do Palestra. Logo o Palestra...

FÁBIO CARILLE 5 x 0 PALESTRA

O LANCE! acompanhou a estreia do Fábio Carille no Campeonato Amador de Sertãozinho. O próprio Carille, que já foi camisa 10 desse time, ficou sabendo do resultado pelas redes sociais e gostou do que ouviu. A escalação foi a seguinte: Vozinha; Elder, Xandão, Elton e Sichieri; Ricardinho Prate e Vadinho Jackson; Delboni, Vadinho e Giba; Bi. Em campo, goleada por 5 a 0 contra o Palestra, com dois gols de Bi, dois gols de Ayrtão, que entrou no intervalo, e mais um de Valdivia. Isso mesmo, Valdivia.

O tal Valdivia, aliás, já entrou no jogo pendurado. Ele tomou cartão amarelo durante o aquecimento porque urinou num cantinho do campo. Indisciplina... Outros casos curiosos marcaram a partida, como o gandula que saiu para buscar a bola num gramado ao lado e ficou até o fim do jogo tirando carrapicho da roupa. Em campo, outra singularidade: o atacante que saiu no intervalo depois de fazer dois gols voltou no fim como lateral-esquerdo e fez a jogada do quinto gol.

No futebol amador, o Fábio Carille tenta superar as dificuldades do dia a dia e estreitar os laços de amizade de mais de 30 anos. No futebol profissional, o amigo que deu certo no futebol está perto de uma grande glória.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos