Topo

Sem desespero! Até o empate pode classificar Botafogo na Libertadores

04/05/2017 06h00

A derrota diante do Barcelona-EQU, na última terça-feira, impediu o Alvinegro de assegurar uma classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores. Agora com sete pontos em quatro jogos do grupo A - contra três das duas equipes que vem logo atrás - o duelo diante do Atlético Nacional, no próximo dia 18, no Nilton Santos, ganha ainda mais contornos de decisão.

No duelo diante dos colombianos, uma vitória do Botafogo classifica o time - com uma rodada de antecedência na chave - para a fase seguinte do torneio internacional. Ou até mesmo um empate pode bastar: se segurar o Nacional no Nilton Santos, bastaria um tropeço do Estudiantes no Equador - contra o líder - para garantir a vaga. Tudo está em aberto para a sequência. E Jair sabe disso.

- A gente lamenta. Com uma linda festa da torcida, queríamos resolver a situação o quanto antes. Mas ainda temos dois jogos. Tivemos que fazer nossa parte e não fizemos. Mas a vitória deles (Nacional) lá nos ajudou. De repente, até com um empate nós podemos classificar. Mas vamos buscar a vitória - analisou o técnico Jair Ventura depois do tropeço diante do Barcelona-EQU.

Além de o empate - com uma combinação de resultados - poder se favorável, o Botafogo terá mais um jogo no Nilton Santos pela classificação. O jogo no dia 18 será o segundo em sequência na casa alvinegra, pela Libertadores. E uma intenção da equipe será a de apagar a má impressão do último confronto.

- Paciência. Já passou. Tivemos várias chances. O torcedor tem o direito de ficar triste. Eles não ficaram, até aplaudiram no final. Mas sabemos do que somos capazes e não vai ser uma derrota que será terra arrasada - completou Jair.

A CLASSIFICAÇÃO:

Com vitória

Vencendo o rival no dia 18, o Botafogo estará garantido nas oitavas de final da Copa Libertadores. A equipe abrirá sete pontos em relação ao próprio Atlético de Nacional e ficaria garantindo com, no mínimo, quatro pontos de vantagem para a última rodada do grupo A, quando irá até a Argentina.

Com empate

Se somar apenas um ponto no jogo, o Glorioso garante que terminará na frente do Atlético Nacional no final do grupo. Com isso, o outro rival será o Estudiantes, que enfrenta o líder Barcelona, em Guayaquil. Um tropeço dos argentinos - com empate ou derrota - já bastaria para a classificação final.