Topo

Nova geração? Goleada sobre o Lyon faz Ajax sonhar com novo esquadrão

05/05/2017 13h57

A goleada do Ajax por 4 a 1 sobre o Lyon, em Amsterdã, na última quarta-feira, no jogo de ida da semifinal da Liga Europa, trouxe à memória o esquadrão do time holandês, que fez história na década de 1990 e revelou grandes jogadores, que viriam a brilhar pelos principais clubes da Europa. O grande passo da atual geração, que conta com jovens como Traoré, Klaassen, Justin Kluivert e o recém-chegado David Neres, ex-São Paulo.

O resultado deixa o Ajax muito perto da final da Liga Europa, podendo perder por até dois gols de diferença, na França, que avança à decisão.

O jogo contra o Lyon mostrou a força da jovem geração do time holandês, com boas trocas de passes e um futebol vistoso. Foram quatro gols, mas não seria surpresa se o goleiro Anthony Lopes, da equipe francesa, tivesse sido vazado mais três ou quatro vezes, tamanha quantidade de chances desperdiçadas.

Na década de 90, a trajetória do Ajax teve um início semelhante. Em 1991, a diretoria acertou a contratação do técnico Louis Van Gaal, que adotou um estilo bastante ofensivo. Contava com o craque Bergkamp e faturou a Copa da Uefa (atual Liga Europa) em 1992. No ano seguinte, o atacante foi para o futebol italiano, mas logo teve uma reposição de peso: o jovem Kluivert. Rijkaard também estava de volta, atuando como zagueiro.

Em 1993/94, faturou o Holandês e ganhou o direito de jogar a Liga dos Campeões em 1994/95. Foi aí que começou a fazer história na década. A equipe conquistou de forma invicta o campeonato nacional e também a Liga dos Campeões, batendo o Milan na final por 1 a 0, gol de Kluivert (o Ajax ganhou duas vezes do Rossonero, então campeão do torneio, na fase de grupos).

O Ajax seria também campeão mundial, batendo o Grêmio na decisão por pênaltis. Em 1995/96, os holandeses estariam mais uma vez na final da Liga dos Campeões, mas acabaram derrotados pela Juventus. A perda do título europeu, a equipe não seria mais a emesma.

Time-base: Van der Sar, Reiziger, Blind, Frank de Boer e Rijkaard (Bogarde); Seedorf, Davids (Ronald de Boer), Litmanen; Finidi, Overmars e Kluivert. Técnico: Louis Van Gaal