Topo

Losango no meio, passes e bola aérea: Corinthians faz ajustes para a final

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

06/05/2017 12h35

Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto; Jadson, Camacho, Maycon e Romero; Jô. A escalação já havia sido confirmada pelo técnico Fábio Carille em entrevista coletiva na sexta-feira, mas ainda havia uma dúvida em relação ao posicionamento das peças e o esquema tático. Na manhã deste sábado, na última atividade antes da final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, a dúvida foi solucionada: o Timão vai no 4-1-4-1, mas com um desenho diferente do tradicional, com uma espécie de losango no meio.

Nesta formação, Paulo Roberto é o primeiro homem à frente da linha de quatro defensiva e Camacho e Maycon ficam posicionados mais à frente, lado a lado, ajudando na saída de bola. Jadson, por sua vez, completa o losango adiante, com muita liberdade de movimentação e flutuação entre as linhas de marcação do adversário. Romero joga aberto do lado esquerdo, com grande responsabilidade defensiva para não sobrecarregar Guilherme Arana e Jô completa a formação como centroavante.

O posicionamento foi aprimorado por meio de um treino tático na manhã deste sábado. Além disso, Carille também trabalhou exaustivamente as jogadas de bola aérea e antes disso havia comandado um trabalho técnico em espaço reduzido. Nesta primeira parte do treino do dia, foram dois tempos de oito minutos com alta intensidade, em que só eram permitidos três toques na bola por jogador em espaço reduzido. O treinador realizou fortes cobranças em relação à precisão da troca de passes e agressividade na marcação da saída de bola do time reserva.

O Corinthians terá apenas quatro desfalques em sua lista de 28 inscritos no Paulistão para o jogo deste domingo, às 16h: Gabriel e Rodriguinho, suspensos, Giovanni Augusto, lesionado, e Guilherme, que foi negociado na semana passada e não pôde ser substituído na listagem. O elenco conta com outros três jogadores em tratamento de lesão ou transição física no momento: Danilo, Vilson e Mantuan, nenhum inscrito no Estadual. Outros sete jogadores do elenco não foram inscritos por opção técnica: Matheus, Ameixa, Rodrigo Figueiredo, Bruno Paulo, Carlinhos, Mendoza e Léo Artur.

O elenco corintiano está concentrado no CT Joaquim Grava desde a noite de sexta-feira e permanece no local até domingo, dia da partida, às 14h30, quando vai para a Arena Corinthians. Pode ser o primeiro título conquistado em Itaquera justamente no centésimo jogo do estádio.